O centro de treinamento do magistério de Cuiabá e as mudanças na educação primária em Mato Grosso nos anos 1960

Autores

  • Rômulo Pinheiro de Amorim UFMT
  • Márcia dos Santos Ferreira UFMT

Palavras-chave:

Política educacional. Ensino primário. Professores leigos. Mato Grosso.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de criação do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá e as mudanças por ele empreendidas no ensino primário em Mato Grosso na década de 1960. A criação do centro foi compreendida a partir da análise das relações estabelecidas com o contexto educacional brasileiro e as suas implicações no magistério em Mato Grosso nesse período. Emprega-se a abordagem investigativa de Sanfelice (2006), que assinala a origem de uma instituição escolar através da relação entre as suas singularidades e o contexto mais geral. Para a realização deste artigo foram consultadas as produções em História da Educação relativas ao tema, análise de relatórios oficiais, jornais e depoimentos de professoras primárias que atuaram no período em estudo. Os dados indicam que a origem do CTM-Cuiabá está relacionada aos planejamentos educacionais elaborados pelo governo federal, articulado com os governos estaduais, na década de 1960, cujo objetivo era promover formação especializada para os professores leigos que exerciam o magistério em Mato Grosso.

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Publicado

2014-09-15

Como Citar

DE AMORIM, Rômulo Pinheiro; FERREIRA, Márcia dos Santos. O centro de treinamento do magistério de Cuiabá e as mudanças na educação primária em Mato Grosso nos anos 1960. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 40–57, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3576. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES