Encontro universidade e educação básica
história de formação docente em gênero e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19694Palavras-chave:
Educação infantil, Formação de professoras, DiversidadesResumo
O artigo traz história de formação docente na primeira etapa da Educação Básica e a pergunta norteadora da investigação foi: quais conhecimentos acerca da temática gênero e sexualidade têm as docentes que trabalham com crianças na Educação Infantil? O objetivo foi identificar e analisar trajetórias de formação das profissionais acerca da temática gênero e sexualidade de três instituições públicas de Dourados, Mato Grosso do Sul. Foi realizada pesquisa descritiva, utilizando abordagens qualitativa e quantitativa. O corpus documental foi constituído por dados auferidos durante ações desenvolvidas em três instituições participantes do Projeto de Pesquisa “Trajetórias Docentes na Educação Infantil: Pesquisas em Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul”. Os resultados apontaram significativa ausência de discussões da temática na formação inicial e continuada das profissionais, sendo que o contato com o tema quase sempre acontece em atividades esporádicas. Porém chamou atenção a quantidade de temas e questões que as equipes têm interesse de conhecer e debater. Concluiu-se que a formação em gênero e sexualidade é fundamental para o dia a dia de crianças e profissionais nas instituições de Educação Infantil e que ela vem acontecendo de maneira bastante aquém da necessária para a efetivação de uma educação de qualidade, principalmente levando-se em conta a temática em tela.
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