Encontro universidade e educação básica

história de formação docente em gênero e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19694

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação de professoras, Diversidades

Resumo

O artigo traz história de formação docente na primeira etapa da Educação Básica e a pergunta norteadora da investigação foi: quais conhecimentos acerca da temática gênero e sexualidade têm as docentes que trabalham com crianças na Educação Infantil? O objetivo foi identificar e analisar trajetórias de formação das profissionais acerca da temática gênero e sexualidade de três instituições públicas de Dourados, Mato Grosso do Sul. Foi realizada pesquisa descritiva, utilizando abordagens qualitativa e quantitativa. O corpus documental foi constituído por dados auferidos durante ações desenvolvidas em três instituições participantes do Projeto de Pesquisa “Trajetórias Docentes na Educação Infantil: Pesquisas em Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul”. Os resultados apontaram significativa ausência de discussões da temática na formação inicial e continuada das profissionais, sendo que o contato com o tema quase sempre acontece em atividades esporádicas. Porém chamou atenção a quantidade de temas e questões que as equipes têm interesse de conhecer e debater. Concluiu-se que a formação em gênero e sexualidade é fundamental para o dia a dia de crianças e profissionais nas instituições de Educação Infantil e que ela vem acontecendo de maneira bastante aquém da necessária para a efetivação de uma educação de qualidade, principalmente levando-se em conta a temática em tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2024), sob a supervisão da professora Doutora Inês Ferreira de Souza Bragança. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2018), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2010), Especialista em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/1996) e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1985).

Daiane Joice Schuindt Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Ciências Sociais pela UFGD, com TCC sobre estratégias mercadológicas e beleza feminina. Realizou pesquisas sobre terceiro setor, docência e gênero, infância e educação, além de integrar o GEPEC. Mestre em Sociologia e Política, estudando violência contra mulheres na pandemia. Cursa pós-graduação em Direito Eleitoral, Psicopedagogia e Musicoterapia. Foi candidata a vereadora (2024) em Dourados-MS. Atua como Acompanhante Terapêutica em Musicoterapia e Psicopedagogia Clínica no Edifício Office Center e Centro Médico Integrado, em Dourados-MS.

Referências

ALVES, H.; PASTANA, M.; MARQUES, A. F. Gênero e Educação Infantil: Entre Princesas e Princesas e Príncipes há Criança que Brincam e Sonham. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 7, n. 14, p. 129-147, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319. Acesso: 15 ago. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República. 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

CAMPOS, M. I.; SARAT, M. “É uma menina!”: marcas da educação feminina e relações de gênero na família. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 08, n. 17, p. 235-253, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13033. Acesso em: 28 fev. 2024.

COHN, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 11-30, 2004. DOI: 10.1590/S1517-97022004000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB. Acesso em: 28 fev. 2024.

KUHLMANN JR., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.

LEITE, L. L.; MAIO, E. R. Gênero e sexualidade na educação infantil e a importância da intervenção pedagógica. Anais […] VIII Encontro de produção científica e tecnológica. Campo Mourão, 2013.

LOURENÇÃO, J. S.; CAMPOS, M. I. Gênero, Sexualidade e Educação Infantil: formação e práticas pedagógicas de professoras. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.

LOURO, G. L. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 62-70, 2011. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/31. Acesso em: 10 fev. 2024.

MAINARDES, J.; CURY, C. R. J. Ética na pesquisa: princípios gerais. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 36-45.

OSTETTO, L. E. (org.). Educação Infantil: Saberes e fazeres na formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.

PROJETO EDUCA-MS. Chamada FUNDECT/CAPES N° 11/2015. Trajetórias Docentes na Educação Infantil: pesquisas em escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Dourados: Fundect, 2015.

SARAT, M.; CAMPOS, M. I.; PIACENTINE, A. P. S. Pesquisa, ensino e extensão: o Projeto Educa/MS ciência e educação básica - FUNDECT/CAPES. Anais […] IV Congresso de Educação da Grande Dourados FAED/UFGD. Dourados, MS, 2018.

SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. São Paulo: Vozes, 2008.

SAVIANI, D. O vigésimo ano da LDB: As 39 leis que a modificaram. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 379-392, 2016. DOI: 10.22420/rde.v10i19.717. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/717. Acesso em: 10 fev. 2024.

SILVA, R. A.; SOARES, R. F. R. O gênero e a sexualidade na educação em tempos violentos. In: SEFFNER, F.; FELIPE, J (org.). Educação, Gênero e Sexualidade: (im)pertinências. Petrópolis: Vozes, 2022.

TORRES, J. D.; CAMPOS, M. I. Gênero e sexualidade nas práticas cotidianas da Educação Infantil em Itaporã – MS. In: CORDEIRO, M. J. J. A.; LANDA, B. S.; DIALLO, C. S. (org.). Diversidade na educação: desafios para a produção do conhecimento na formação inicial. Dourados: Editora UEMS, 2021. v.1. p. 176-204.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

CAMPOS, Míria Izabel; FERNANDES, Daiane Joice Schuindt. Encontro universidade e educação básica: história de formação docente em gênero e sexualidade. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024015, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19694. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19694. Acesso em: 18 mar. 2025.