Intelectuais e educação em Mato Grosso nos anos 1960

Autores

  • Rômulo Pinheiro de Amorim
  • Márcia dos Santos Ferreira

Palavras-chave:

Trajetórias profissionais. Intelectuais. Ensino primário.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de um grupo de intelectuais da educação em Mato Grosso e as suas ações no cenário educacional do estado nos anos 1960. Nesse sentido, foram analisadas as trajetórias de formação e profissionais de um grupo de professoras primárias que exerceram o magistério nessa época. Como suporte teórico para a compreensão da constituição e da ação de um grupo de intelectuais da educação do estado, foram utilizadas a concepção de intelectual e de sociabilidade intelectual elaboradas por Jean-François Sirinelli (2003). As análises indicam que a aquisição de conhecimentos pedagógicos por um grupo de professoras primárias proporcionou sua atuação como intelectuais da educação, ao desenvolverem atividades que contribuíram com a reorganização do magistério em Mato Grosso.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

DE AMORIM, Rômulo Pinheiro; FERREIRA, Márcia dos Santos. Intelectuais e educação em Mato Grosso nos anos 1960. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 61–74, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/5532. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO