As escolas isoladas e o ensino primário em Mato Grosso nos anos de 1920

Autores

  • Marineide de Oliveira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

História da Educação. Escola Isolada. Ensino Primário.

Resumo

Nos anos de 1920 predominavam em Mato Grosso um modelo de instituição escolar primário que reunia em uma única sala de aula, estudantes de diferentes níveis de conhecimento, as Escolas Isoladas. Localizada em pequenos núcleos urbanos, distritos, vilas e áreas rurais, estavam presente em todas as localidades do estado e oportunizavam acesso à educação primária as diferentes demandas da sociedade mato-grossense. Para contribuir com estudos sobre instituições escolares, este artigo busca a partir de análises de fontes documentais, disponíveis no Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDHIR e no acervo da Casa Barão de Melgaço - ACBM, analisar a criação da Escola Isolada em Mato Grosso, suas especificidades e destaque no cenário educacional do estado nos anos de 1920. As fontes sinalizam que a Escola Isolada, mesmo sendo predominante em Mato Grosso, não recebia “atenção” do poder pública, funcionava em locares impróprios, sem estrutura física e pedagógica para o ato educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineide de Oliveira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Especialista em Educação Infantil pela mesma instituição de ensino (2009). Mestre em Educação na Área de Educação, Cultura e Sociedade, Linha de Pesquisa História da Educação e integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória/GEM/UFMT. Atualmente Professora pesquisadora I do Curso de Lato Sensu Pós-graduação em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.

Referências

ALVES, Miriam Fábia. Política e escolarização em Goiás: Morrinhos na primeira República. Tese (Doutorado em Educação). UFMG – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. 209p

LEITE, Gervásio. Um século de instrução pública: história do ensino primário em Mato Grosso. Goiânia: Editora Rio Bonito, 1970.

MATO GROSSO. Mensagem apresentada à Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1913.

______. Mensagem do Presidente do Estado de Mato Grosso dirigida à Assembleia Legislativa. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1919.

______. Registro Geral do Estabelecimento Escolar: Escola Isolada Rural Mista da Povoação de Córrego Fundo. Arquivo da Escola Estadual Plácido de Castro, Diamantino - MT, 1935.

______. Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Estado de Mato Grosso. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1917.

______. Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Estado de Mato Grosso. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1986.

______. Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Estado de Mato Grosso. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1917.

______. Regulamento da Instrução Pública Primária. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1891.

______. Regulamento da Instrução Pública Primária. Cuiabá - Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1910.

______. Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso – SEDUC. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT,1951.

MORENO, Gislaene. Terra e poder em Mato Grosso: política e mecanismos de burla (1892-1992). Cuiabá: Entrelinhas; EdUFMT, 2007.

NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. A educação primária no estado da Bahia (1889-1930). In: Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1950), 2010. p. 2-15p. (Documento manuscrito, não publicado)

mineo.

PAES, Ademilson Batista. A escola primária rural em Mato Grosso no período republicano (1889-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Araraquara-SP,

268p.

POUBEL E SILVA, Elizabeth Figueiredo de Sá. De criança a aluno: as representações da escolarização da infantil em Mato Grosso (1910-1927). Tese (Doutorado em Educação) – USP, Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2006. 220 fls.

REIS, Rosinete M. Palácios da Instrução: institucionalização dos Grupos Escolares em Mato Grosso (1910-1927). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, PPGE, Cuiabá, 2003.

SÁ, Nicanor Palhares; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. A escola pública primária mato-grossense no período republicano (1900-1930) In: _____. Revisitando a história de escola primária: os grupos escolares em Mato Grosso na Primeira República. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Grandeza da Pátria e Riqueza do Estado: Expansão da Escola Primária no Estado do Rio de Janeiro (1893-1930). Revista de Educação Pública. v. 19, n. 41 (set./dez. 2010), p. 535-550.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na Primeira República: Memória, História e perspectivas de Pesquisa. Revista Tempo. 2009, v. 13, n. 26, p. 32-55. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a03v1326.pdf Acesso em: 01 jun. 2012.

SOUZA, Rosa Fátima de. A institucionalização dos Grupos Escolares no Estado de São Paulo na Primeira República: subsídio para a história comparada da escola primária no Brasil. 2010. 148-191. (Documento manuscrito, não publicado) Mimeo.

______. Templos de Civilização: A Implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: EdUNESP, 1998.

VALLE, Freitas; SOUZA, João Batista Mello. Escolas ruraes e urbanas – estagio e programa de ensino escolas rurais e urbanas. In: Anais... da Conferencia Interestadual de Ensino Primário, realizada no Rio de Janeiro de 12 a 16 de outubro 1922. Rio de Janeiro: O Norte, 1922. p. 124-139 (FEUSP – São Paulo, tombo 53)

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

DA SILVA, Marineide de Oliveira. As escolas isoladas e o ensino primário em Mato Grosso nos anos de 1920. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 3, n. 9, p. 22–39, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/2812. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES