Educação do campo rompe com os paradigmas conservadores da formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14587

Palavras-chave:

Educação do Campo. Paradigmas conservadores. Formação de professores/as

Resumo

Este texto é resultado dos estudos de pesquisa realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação, com objetivo de subsidiar a Linha de Pesquisa: Formação e Práxis do/a Educador/a Frente aos Desafios Amazônicos. Teve os seguintes objetivos específicos: 1) Estudar os paradigmas conservadores que sustentam a formação de professores/as na sociedade capitalista; 2) Investigar como a Educação do Campo rompe com os paradigmas conservadores, especialmente na formação de professores/as. A metodologia adotada deu-se em dois momentos: pesquisa bibliográfica e documental. Mas para facilitar o estudo elaboramos duas questões norteadoras: 1) Quais são os paradigmas conservadores que sustentam a formação de professores/as na sociedade capitalista? e 2) Por que a Educação do Campo rompe com os paradigmas conservadores, especialmente na formação de professores/as? Assim, conclui-se que a formação de professores/as do campo, que se sustentam nos referenciais teóricos da pedagogia crítica não dialoga com a formação de professores/as ligadas aos paradigmas conservadores liberais e neoliberais, pois ambos possuem projetos de sociedade diferentes.  

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

BORGES, Heloisa da Silva. Educação do campo rompe com os paradigmas conservadores da formação de professores/as. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 30, p. 136–152, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i30.14587. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/14587. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Neoconservadorismo e Educação: reflexões sobre justiça social, inclusão e democracia”