Pensando o sentido da escola (pública) a partir de uma configuração do tipo estabelecidos-OUTSIDERS

Autores

  • Lucas Facundo Krotsch [Universidad Nacional de Lanús -UNLa]

Palavras-chave:

Escola, Relação social, Forasteiros.

Resumo

Este artigo propõe tipologias para se pensar os sentidos da escola ou os sentidos do escolar. Proponho três tipos de sentido: o sentido aristocrático, o sentido democrático e o sentido demagógico. Cada um resulta em um determinado modelo de se pensar e construir nossas instituições escolares. O ensaio de Norbert Elias, Os estabelecidos e os outsiders, foi fundamental para as reflexões sobre tais tipologias. Uma escola inclusiva e verdadeiramente democrática necessita ser pensada a partir dessas perspectivas. Como mencionado neste artigo “os sentidos da educação devem ser buscados a partir das relações entre os grupos. É dizer que, se deve considerar como os indivíduos ressignificam o social. Neste ponto os sentidos não implicam uma construção e identificação coletiva”.

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Referências

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

KROTSCH, Lucas Facundo. Pensando o sentido da escola (pública) a partir de uma configuração do tipo estabelecidos-OUTSIDERS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.22–32, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/1447. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê