História e memória da luta pela escolarização no assentamento Chico Mendes/Arinos-MG: a narrativa do curral que virou escola
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14425Palavras-chave:
Educação do Campo, Memória e História Oral, Cultura e Território.Resumo
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as lutas pela escolarização das crianças do assentamento Chico Mendes, constante da zona rural do município de Arinos/MG. As narrativas de fundação e apropriação da escola pública como patrimônio da comunidade de assentados foram construídas com aportes teóricos da metodologia da História Oral. Da escola que funcionava em um curral à sua posterior apropriação pelo poder público, nossas reflexões e análises se estabeleceram no tocante ao histórico de luta e resistência contra as diretrizes estatais e pela consolidação de um projeto pedagógico de viés campesino. Ademais, analisamos a contraposição entre os silêncios percebidos na documentação escolar atual, e os conflitos e conquistas detalhados na memória dos fundadores da comunidade, os protagonistas da luta.Downloads
Referências
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