Versão brasileira: a tradução de roteiros de audiodescrição em inglês como estratégia para a produção de audiodescrição no Brasil

Autores

  • Letícia Schwartz Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13018

Palavras-chave:

Acessibilidade. Audiodescrição de Filmes. Tradução de Roteiros de AD.

Resumo

A tradução de roteiros de audiodescrição escritos originalmente em idioma estrangeiro pode conferir agilidade ao processo de produção de uma versão brasileira, uma vez que tal estratégia permite dispensar determinadas etapas de trabalho. Este artigo aborda parcialmente os resultados da pesquisa que, sobre este assunto, a autora desenvolveu como trabalho de conclusão da primeira turma do Curso de Especialização em Audiodescrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, contando com a orientação da Prof.ª Dr. Vera Lúcia Santiago Araújo. Foi proposta, na oportunidade, uma pesquisa prática, comparativa, com o intuito de verificar eventuais benefícios ou desvantagens da tradução de roteiros de audiodescrição com relação à criação de roteiros originais. Para tanto, foram elaborados dois roteiros distintos de uma mesma obra, sendo o primeiro desenvolvido em português e o segundo traduzido a partir da versão americana.

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Referências

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

SCHWARTZ, Letícia. Versão brasileira: a tradução de roteiros de audiodescrição em inglês como estratégia para a produção de audiodescrição no Brasil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 28, p. 65–76, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i28.13018. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/13018. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Audiodescrição, Educação e Inclusão”