Uma abordagem para o ensino através de Questões Sociocientíficas e aprendizagem baseada em modelos (SIMBL)

Autores

  • Troy D. Sadler University of North Carolina (UNC)
  • Patricia Friedrichsen University of Missouri (MIZZOU)
  • Laura Zangori University of Missouri (MIZZOU)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11006

Palavras-chave:

Questões sociocientíficas. Modelagem. Modelo de ensino.

Resumo

Ensinar com questões sociocientíficas (QSC) representa uma abordagem específica para a educação CTSA. Demonstrou-se que o ensino baseado em QSC apoia a aprendizagem dos alunos e apresenta noções progressivas de letramento científico. No entanto, a abordagem pode ser desafiadora e nossa equipe tem trabalhado para desenvolver uma estrutura para apoiar o ensino baseado em QSC. Nossos primeiros esforços levaram à criação de uma sequência de ensino que descreve fases sequenciais para a implementação de uma unidade baseada em QSC. O trabalho subsequente com os professores que aprovaram a QSC levou ao desenvolvimento de um conjunto de seis características essenciais da aprendizagem baseada em Questões Sociocientíficas e em Modelos (SIMBL). Esses recursos se concentram nas oportunidades de aprendizado que os alunos devem ter ao se envolverem com a QSC. As seis características são: 1) explorar fenômenos científicos subjacentes; 2) engajar-se em modelagem científica; 3) considerar a dinâmica de questões sobre o sistema; 4) empregar estratégias de letramento em informação e mídias; 5) comparar e contrastar múltiplas perspectivas; e 6) elucidar a própria posição/solução. Apresentamos exemplos retirados de dois módulos, um projetado para a exploração climática por estudantes do ensino médio e outro projetado para a exploração de perda de habitat de borboleta por alunos do ensino fundamental, para ilustrar maneiras pelas quais cada um dos recursos essenciais pode ser abordado nas salas de aula de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

SADLER, Troy D.; FRIEDRICHSEN, Patricia; ZANGORI, Laura. Uma abordagem para o ensino através de Questões Sociocientíficas e aprendizagem baseada em modelos (SIMBL). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 08–26, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11006. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/11006. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"