Utilizando videoaulas, da produção a disponibilização na Internet
Palavras-chave:
Videoaulas. Internet. Objeto de aprendizagem.Resumo
A utilização de videoaulas como objeto de aprendizagem tem chamado atenção, por ser uma aplicação de fácil acesso a alunos e professores, possibilitando, o reforço no ensino de conteúdos ministrados nas aulas. Por ser uma forma mais dinâmica e contextualizada com as novas gerações ou nativos digitais, servindo como material de pesquisa para complementação dos estudos e disseminação das informações. O objeto de estudo deste trabalho serão as videoaulas com ênfase na sua criação, onde apresentaremos os softwares utilizados, os equipamentos e um breve passo a passo para criação de uma videoaula e a sua disponibilização na internet, culminando com uma aplicação prática: o concurso de miniaulas do SENAI.Downloads
Referências
ANTONI, J.; BELLVER, B. (2010) Ambientes virtuais de aprendizagem e padrões de elearning, In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação, Porto Alegre, ARTIMED.
BRASIL. LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei regula os direitos autorais: Brasília, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
BRASILESCOLA. YouTube, texto. Disponível em
http://www.brasilescola.com/informatica/youtube.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
BERRÉRE, E.; SCORTEGAGNA L.; LÉLIS C. A. S., Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.
BORGES N. H.; SANTANA, J. R. Apud LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
ESTUDIOLIVRE. EstudioLivre / Cinelerra. Disponível em: http://estudiolivre.org/. Acessado em: 18 de dezembro de 2011.
GOOGLE. Portal de Pesquisa na Internet. Disponível em http://www.google.com.br/. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
YOUTUBE. Televisão Feita por Você. Disponível em
http://www.youtube.com/?tab=w1&gl=BR. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
LINHARES, Bruno. Pixel. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel Acessado em 18 de dezembro de 2011.
MERRILL, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
PORTAL DO ESTUDANTE. VideoaulasGrátis. Disponível em:
http://portaldoestudante.wordpress.com/video-aulas-gratis/. Acessado em: 20 de dezembro de 2011.
ROGERS, Y.; S. PRICE Apud NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
SERAFIM, M. Lúcia; PIMENTEL F. S. C.; DO Ó Ana P. S., Aprendizagem Colaborativa e Interatividade na Web: Experiências com o Google Docs no Ensino de Graduação. Disponível em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/mod/resource/view.php?id=310. Acessado
em 05 de dezembro de 2011.
SENAI. Departamento Nacional Banco de Recursos Didáticos. Disponível em: http://www.senai.br/recursosdidaticos. Acessado em 20 de dezembro de 2011.
TECMUNDO. Descubra e Aprenda Tudo Sobre Tecnologia. Disponível em :http://www.tecmundo.com.br/4040-adobe-lanca-creative-suite-5-recheado-denovidades-.htm. Acessado em 18 de dezembro de 2011.
WILEY, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.