Utilizando videoaulas, da produção a disponibilização na Internet
Keywords:
Video lessons. The Internet. Learning object.Abstract
The use of video lessons as a learning object has drawn attention because
it is an application of easy access to students and teachers, enabling, enhancing
the teaching content taught in class. Being a more dynamic and contextualized
with the new generations or digital natives, serving as research material
for completion of studies and dissemination of information. The object of
study of this work will be the video lessons with emphasis on its creation, where
we will present the software used, equipment and a brief step by step to create
a video lesson and making them available on the Internet, culminating in a
practical application: contract mini classes of SENAI.
Downloads
References
ANTONI, J.; BELLVER, B. (2010) Ambientes virtuais de aprendizagem e padrões de elearning, In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação, Porto Alegre, ARTIMED.
BRASIL. LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei regula os direitos autorais: Brasília, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
BRASILESCOLA. YouTube, texto. Disponível em
http://www.brasilescola.com/informatica/youtube.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
BERRÉRE, E.; SCORTEGAGNA L.; LÉLIS C. A. S., Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.
BORGES N. H.; SANTANA, J. R. Apud LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
ESTUDIOLIVRE. EstudioLivre / Cinelerra. Disponível em: http://estudiolivre.org/. Acessado em: 18 de dezembro de 2011.
GOOGLE. Portal de Pesquisa na Internet. Disponível em http://www.google.com.br/. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
YOUTUBE. Televisão Feita por Você. Disponível em
http://www.youtube.com/?tab=w1&gl=BR. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.
LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
LINHARES, Bruno. Pixel. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel Acessado em 18 de dezembro de 2011.
MERRILL, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
PORTAL DO ESTUDANTE. VideoaulasGrátis. Disponível em:
http://portaldoestudante.wordpress.com/video-aulas-gratis/. Acessado em: 20 de dezembro de 2011.
ROGERS, Y.; S. PRICE Apud NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.
SERAFIM, M. Lúcia; PIMENTEL F. S. C.; DO Ó Ana P. S., Aprendizagem Colaborativa e Interatividade na Web: Experiências com o Google Docs no Ensino de Graduação. Disponível em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/mod/resource/view.php?id=310. Acessado
em 05 de dezembro de 2011.
SENAI. Departamento Nacional Banco de Recursos Didáticos. Disponível em: http://www.senai.br/recursosdidaticos. Acessado em 20 de dezembro de 2011.
TECMUNDO. Descubra e Aprenda Tudo Sobre Tecnologia. Disponível em :http://www.tecmundo.com.br/4040-adobe-lanca-creative-suite-5-recheado-denovidades-.htm. Acessado em 18 de dezembro de 2011.
WILEY, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.