Utilizando videoaulas, da produção a disponibilização na Internet

Authors

  • jordão moreira da silva júnior Universidad San Carlos

Keywords:

Video lessons. The Internet. Learning object.

Abstract

The use of video lessons as a learning object has drawn attention because
it is an application of easy access to students and teachers, enabling, enhancing
the teaching content taught in class. Being a more dynamic and contextualized
with the new generations or digital natives, serving as research material
for completion of studies and dissemination of information. The object of
study of this work will be the video lessons with emphasis on its creation, where
we will present the software used, equipment and a brief step by step to create
a video lesson and making them available on the Internet, culminating in a
practical application: contract mini classes of SENAI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

jordão moreira da silva júnior, Universidad San Carlos

Mestrando em informática pela Universidad de San Carlos na cidade de Asuncion Paraguay(2013), é especialista em educação profissional integrada à educação básica para jovens e adultospela Universidade Federal da Paraíba (2010); pósgraduandoem tecnologias na educação pelaUniversidade Estadual da Paraíba (2011); possui graduação em licenciatura plena em pedagogiapela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2009); graduando em gestão da tecnologia dainformação na Universidade Paulista (2014). É técnico em informática com habilidade em uso egestão de computadores, sistemas e redes pela Escola Técnica Redentorista (2004). Atualmente éinstrutor educacional técnico do SENAI Departamento Regional da Paraíba, no Centro de EducaçãoProfissional Prof. Stenio Lopes. Atuando como desenvolvedor de soluções com tecnologia para aindústria. Tem experiência na área de manutenção em informática; gerenciamento de redes decomputadores; design gráfico; eletrônica analogia e digital; desenvolvimento de jogos digitais esimuladores com tecnologia 3D; execução e gerenciamento de projetos de inovação e TI.

References

ANTONI, J.; BELLVER, B. (2010) Ambientes virtuais de aprendizagem e padrões de elearning, In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação, Porto Alegre, ARTIMED.

BRASIL. LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei regula os direitos autorais: Brasília, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

BRASILESCOLA. YouTube, texto. Disponível em

http://www.brasilescola.com/informatica/youtube.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

BERRÉRE, E.; SCORTEGAGNA L.; LÉLIS C. A. S., Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.

BORGES N. H.; SANTANA, J. R. Apud LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

ESTUDIOLIVRE. EstudioLivre / Cinelerra. Disponível em: http://estudiolivre.org/. Acessado em: 18 de dezembro de 2011.

GOOGLE. Portal de Pesquisa na Internet. Disponível em http://www.google.com.br/. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

YOUTUBE. Televisão Feita por Você. Disponível em

http://www.youtube.com/?tab=w1&gl=BR. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

LINHARES, Bruno. Pixel. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel Acessado em 18 de dezembro de 2011.

MERRILL, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

PORTAL DO ESTUDANTE. VideoaulasGrátis. Disponível em:

http://portaldoestudante.wordpress.com/video-aulas-gratis/. Acessado em: 20 de dezembro de 2011.

ROGERS, Y.; S. PRICE Apud NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

SERAFIM, M. Lúcia; PIMENTEL F. S. C.; DO Ó Ana P. S., Aprendizagem Colaborativa e Interatividade na Web: Experiências com o Google Docs no Ensino de Graduação. Disponível em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/mod/resource/view.php?id=310. Acessado

em 05 de dezembro de 2011.

SENAI. Departamento Nacional Banco de Recursos Didáticos. Disponível em: http://www.senai.br/recursosdidaticos. Acessado em 20 de dezembro de 2011.

TECMUNDO. Descubra e Aprenda Tudo Sobre Tecnologia. Disponível em :http://www.tecmundo.com.br/4040-adobe-lanca-creative-suite-5-recheado-denovidades-.htm. Acessado em 18 de dezembro de 2011.

WILEY, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.

Published

2016-03-01

How to Cite

júnior, jordão moreira da silva. (2016). Utilizando videoaulas, da produção a disponibilização na Internet. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 120–129. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4048

Issue

Section

Artigos