Desafios no Uso das TDICs: atuação docente nas aulas remotas

Autores/as

Palabras clave:

Prática docente, Tecnologias Digitais, Aulas Remotas

Resumen

Este artigo objetiva investigar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) utilizadas nas aulas remotas emergenciais entre os anos de 2020 a 2022 no Ensino Fundamental Anos Iniciais de 1º ao 5º ano em cinco escolas públicas municipais, situadas na zona urbana de Parnaíba. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo através da aplicação de questionário realizado com dez professores atuantes no contexto empírico pesquisado. O estudo revelou que as TDIC permitiram aos educadores desenvolverem uma prática docente mediadora de inclusão digital, e que boa parcela dos pais e alunos apresentaram dificuldades na utilização das TDIC provocadas por entraves no acesso a essas tecnologias e ausência de internet de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca das Chagas Oliveira Barroso , IFMA

Docente do IFMA

Antonieta Alexandrina de Jesus , UFPI

Docente da UFPI

Publicado

2025-04-21

Cómo citar

das Chagas Oliveira Barroso , F., & Alexandrina de Jesus , A. (2025). Desafios no Uso das TDICs: atuação docente nas aulas remotas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 120–132. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20042

Número

Sección

Artigos