A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17698

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação Docente, Competência Digital Docente

Resumo

A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica é um desafio que abrange diversos aspectos, da infraestrutura escolar, o uso ético e crítico pelos estudantes, até a habilidade do professor em empregar a tecnologia de modo eficaz para o ensino e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo identificar como a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica tem sido abordada atualmente, em diferentes contextos. Foi realizada uma revisão de literatura em busca de artigos na área de Ensino, o processo de seleção e análise qualitativa do portfólio foi conduzido à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Observou-se diferentes perspectivas, da formação docente inicial à continuada, objetivos e procedimentos variados. Os estudos analisados apresentam experiências positivas, inspiradoras e desafios semelhantes ao do contexto brasileiro. Destacou-se a necessidade de revisão dos currículos de formação docente inicial e continuada, para atender às demandas do século XXI, ampliando o espaço para atividades que desenvolvam competências tecnológicas, tornando explícita a importância para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilda de Menezes, UNOPAR

Professora da UNOPAR

Helenara Regina Sampaio Figueiredo , UNOPAR

Professora da UNOPAR

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

Menezes, R. de, & Figueiredo , H. . R. S. (2023). A integração de tecnologias digitais na prática pedagógica: uma revisão de literatura . EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(14), 85–103. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17698

Edição

Seção

Artigos