O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16099Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino Remoto, Pandemia de COVID-19Resumo
Esse estudo tem por objetivo avaliar o potencial didático e pedagógico do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19. Esse estudo se deriva da dissertação de mestrado intitulada “O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas”, defendida e aprovada no ano de 2020. A adoção da modalidade de ensino remoto pode afetar de maneira considerável pessoas que, no ensino presencial, já enfrentam historicamente dificuldades de acesso e permanência no ambiente educacional. A partir do trabalho remoto, cessam-se as possibilidades de troca de conhecimento de forma presencial, de modo que o trabalho docente passa a ser mais solitário, sendo realizado durante o cotidiano doméstico. Por outro lado, tem-se a oportunidade de ressignificar prática de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possuem a capacidade de capacitar educadores e estudantes a utilizar recursos tecnológicos de maneira consciente sobre seus direitos e deveres no ambiente virtual, informando-os a respeito das potencialidades existentes a partir do uso das tecnologias digitais para aprender e ensinar, desenvolvendo a criatividade, habilidade de se comunicar e formular pensamentos científicos nos alunos.
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