O ensino de Língua Portuguesa por meio das TDICs no Ensino Médio em Escolas Públicas: uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Médio, Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumen

O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio visa desenvolver e potencializar nos alunos habilidades imprescindíveis para a comunicação, tais como: a escrita, a leitura, a fala e a escuta. Nesse sentido, ditas habilidades são fundamentais para a interação social, acadêmica e profissional dos estudantes que cursam os últimos anos da Educação Básica, ao contribuir para a formação de um pensamento crítico e reflexivo. Além disso, como vivemos em uma sociedade que está conectada nas redes por meio dos mais diversos dispositivos tecnológicos digitais, aliar esses recursos às aulas de Língua Portuguesa torna-se essencial para contribuir com o ensino e com a aprendizagem da língua. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar pesquisas que tratam da temática do ensino de Língua Portuguesa utilizando os recursos das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Médio em escolas públicas para verificar em que medida essas ferramentas potencializam as habilidades propostas para a disciplina nos anos finais da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos que tratam da temática anteriormente mencionada e realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Com isso, percebeu-se que a introdução desses recursos contribui de forma significativa no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa, ao desenvolver destrezas relacionadas à língua em questão.

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Biografía del autor/a

Bruno Ramiress Zilli , IFSUL

IFSUL

Publicado

2025-04-21

Cómo citar

Ramiress Zilli , B. (2025). O ensino de Língua Portuguesa por meio das TDICs no Ensino Médio em Escolas Públicas: uma revisão sistemática da literatura. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 17–26. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20033

Número

Sección

Artigos