O ensino de Língua Portuguesa por meio das TDICs no Ensino Médio em Escolas Públicas: uma revisão sistemática da literatura
Palabras clave:
Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Médio, Novas Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumen
O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio visa desenvolver e potencializar nos alunos habilidades imprescindíveis para a comunicação, tais como: a escrita, a leitura, a fala e a escuta. Nesse sentido, ditas habilidades são fundamentais para a interação social, acadêmica e profissional dos estudantes que cursam os últimos anos da Educação Básica, ao contribuir para a formação de um pensamento crítico e reflexivo. Além disso, como vivemos em uma sociedade que está conectada nas redes por meio dos mais diversos dispositivos tecnológicos digitais, aliar esses recursos às aulas de Língua Portuguesa torna-se essencial para contribuir com o ensino e com a aprendizagem da língua. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar pesquisas que tratam da temática do ensino de Língua Portuguesa utilizando os recursos das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Médio em escolas públicas para verificar em que medida essas ferramentas potencializam as habilidades propostas para a disciplina nos anos finais da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos que tratam da temática anteriormente mencionada e realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Com isso, percebeu-se que a introdução desses recursos contribui de forma significativa no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa, ao desenvolver destrezas relacionadas à língua em questão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
