A Identidade Cultural e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18929

Palavras-chave:

Identidade Cultural, Educação, TDICs

Resumo

  • O estudo em questão teve o propósito de investigar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) poderiam apoiar o desenvolvimento da identidade cultural dos estudantes brasileiros. Para isso, explorou-se inicialmente a interseção entre cultura, identidade e educação, destacando-se as contribuições teóricas de Bourdieu (1977), Freire (1993) e Celso Furtado (1992). Observamos que a cultura vai além de expressões artísticas, sendo um campo de disputas simbólicas que reflete desigualdades sociais e influencia diretamente na construção da identidade cultural. Notou-se também a necessidade de uma abordagem pedagógica crítica que valorizasse a cultura como meio de emancipação, especialmente para as camadas populares, fortalecendo assim a identidade cultural dos estudantes. Além disso, o estudo discutiu como integrar as TDICs na educação brasileira, reconhecendo seu papel na reconfiguração do ensino em uma "cultura tecnológica". Apesar de desafios como infraestrutura limitada e formação insuficiente dos professores, notou-se que estratégias como a gamificação podem oferecer novas formas de engajar os alunos e os incentivar à exploração da identidade cultural de maneira participativa e educativa. Em resumo, as TDICs representaram uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade cultural dos alunos brasileiros, preparando-os para participação ativa em uma sociedade digital e globalizada.

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Biografia do Autor

Wagner dos Santos Rocha, UEPI

Docente.

Julio Cesar Carvalho Costa, UEPI

Docente

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

dos Santos Rocha, W., & Carvalho Costa, J. C. (2024). A Identidade Cultural e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Brasileira. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 14(16), 54–66. https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18929