A Identidade Cultural e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18929Palavras-chave:
Identidade Cultural, Educação, TDICsResumo
- O estudo em questão teve o propósito de investigar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) poderiam apoiar o desenvolvimento da identidade cultural dos estudantes brasileiros. Para isso, explorou-se inicialmente a interseção entre cultura, identidade e educação, destacando-se as contribuições teóricas de Bourdieu (1977), Freire (1993) e Celso Furtado (1992). Observamos que a cultura vai além de expressões artísticas, sendo um campo de disputas simbólicas que reflete desigualdades sociais e influencia diretamente na construção da identidade cultural. Notou-se também a necessidade de uma abordagem pedagógica crítica que valorizasse a cultura como meio de emancipação, especialmente para as camadas populares, fortalecendo assim a identidade cultural dos estudantes. Além disso, o estudo discutiu como integrar as TDICs na educação brasileira, reconhecendo seu papel na reconfiguração do ensino em uma "cultura tecnológica". Apesar de desafios como infraestrutura limitada e formação insuficiente dos professores, notou-se que estratégias como a gamificação podem oferecer novas formas de engajar os alunos e os incentivar à exploração da identidade cultural de maneira participativa e educativa. Em resumo, as TDICs representaram uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade cultural dos alunos brasileiros, preparando-os para participação ativa em uma sociedade digital e globalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.