Da leitura a (re) criação: uma experiência com histórias em quadrinhos digitais no Canva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19532

Palabras clave:

Tecnologia, Histórias em quadrinhos digitais, Compreensão literária

Resumen

A tecnologia tem revolucionado a forma como abordamos o ensino e o aprendizado, facilitando a criação de recursos visuais e interativos que tornam o conteúdo mais acessível e envolvente para os estudantes. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma experiência educacional no Ensino Médio, em que os alunos produziram histórias em quadrinhos digitais no Canva, adaptando os contos de Horácio Quiroga. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi promover a compreensão e apreciação literária dos contos de Quiroga, ao mesmo tempo em que se estimulava o desenvolvimento de habilidades criativas e digitais dos estudantes, como narrativa visual, design gráfico e interpretação textual. Para isso, a presente pesquisa foi desenvolvida em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santana do Livramento, em que os alunos realizaram a leitura e análise dos contos de Quiroga e, em seguida, elaboraram roteiros para as histórias em quadrinhos e, por fim, utilizaram o Canva para criar suas adaptações digitais, trabalhando com elementos visuais e narrativos. Dessa forma, observamos um engajamento significativo dos alunos, que demonstraram maior interesse pelo conteúdo literário e aprimoraram suas habilidades em ferramentas digitais. Diante disso, os produtos finais refletiram a criatividade e a capacidade dos estudantes em interpretar e adaptar as histórias dos contos.

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Biografía del autor/a

Eduarda Sophya Diogo Resende , IFSUL

IFSUL

Bruno Ramires Zilli , IFSUL

IFSUL

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2025-05-28

Cómo citar

Resende , E. S. D., & Zilli , B. R. (2025). Da leitura a (re) criação: uma experiência com histórias em quadrinhos digitais no Canva. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 22–32. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19532

Número

Sección

Artigos