Considerações sobre um Desafio de Robótica Fazendo Uso de um Simulador
Palavras-chave:
Robótica Educacional, Simulador, Open Roberta LabResumo
Este trabalho apresenta uma experiência voltada ao uso de simuladores no ensino de robótica para alunos da educação básica, evidenciando sua eficácia como estratégia para aproximar jovens do aprendizado tecnológico de forma acessível e envolvente. Por meio da plataforma Open Roberta Lab, os alunos tiveram a oportunidade de explorar conceitos de programação e automação, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. As atividades práticas contribuíram para a compreensão da programação de um robô, a partir da experimentação e do erro, ao mesmo tempo em que favoreceram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como cooperação, persistência e autoconfiança. Além de ampliar o acesso à robótica sem a necessidade de kits físicos, o uso de simuladores contribui para a consolidação de competências digitais e desperta o interesse por áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, fortalecendo, assim, a formação integral dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
