Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridas no ensino de matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17323

Palabras clave:

Ensino Híbrido, Tecnologias digitais, Aprendizagem

Resumen

O Minicurso denominado “Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridos no ensino de matemática ”, foi uma das propostas realizadas no grupo de Atividades Colaborativas e Cooperativas Educativas (ACCE - UESB), no ano de 2022. O curso foi destinado a professores de matemática do ensino básico, tendo por objetivo apresentar maneiras de elaborar materiais didáticos, seguindo os modelos de ensino híbrido de aprendizagem. A proposta foi desenvolvida durante o mês de março e abril, com a participação de 20 professores, do município de Vitória da Conquista e região. Os encontros ocorreram de forma virtual, síncrono no Google Meet e assíncrono na plataforma do Google Classroom. Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se por base os aportes teóricos sobre ensino híbrido de Lilian Bacich (2015) e também contribuições de Horn Staker sobre inovação disruptiva. A análise foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido pelos docentes, os dados da investigação foram coletados por meio da plataforma do Google Classroom e observações dos diálogos nos encontros síncronos. Como resultado, tivemos aspectos positivos como as possibilidades de práticas docentes que o ensino híbrido oferece, mas também, desafios como, o planejamento das aulas por parte do professor, domínio das novas tecnologias e ferramentas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriele Batista , UFGD

UFGD

Publicado

2023-07-15 — Actualizado el 2023-09-29

Versiones

Cómo citar

Batista , G. (2023). Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridas no ensino de matemática. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(13), 51–62. https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17323 (Original work published 15 de julio de 2023)

Número

Sección

Artigos