Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridas no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17323Keywords:
Ensino Híbrido, Tecnologias digitais, AprendizagemAbstract
O Minicurso denominado “Formação, desenvolvimento e aplicação de práticas híbridos no ensino de matemática ”, foi uma das propostas realizadas no grupo de Atividades Colaborativas e Cooperativas Educativas (ACCE - UESB), no ano de 2022. O curso foi destinado a professores de matemática do ensino básico, tendo por objetivo apresentar maneiras de elaborar materiais didáticos, seguindo os modelos de ensino híbrido de aprendizagem. A proposta foi desenvolvida durante o mês de março e abril, com a participação de 20 professores, do município de Vitória da Conquista e região. Os encontros ocorreram de forma virtual, síncrono no Google Meet e assíncrono na plataforma do Google Classroom. Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se por base os aportes teóricos sobre ensino híbrido de Lilian Bacich (2015) e também contribuições de Horn Staker sobre inovação disruptiva. A análise foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido pelos docentes, os dados da investigação foram coletados por meio da plataforma do Google Classroom e observações dos diálogos nos encontros síncronos. Como resultado, tivemos aspectos positivos como as possibilidades de práticas docentes que o ensino híbrido oferece, mas também, desafios como, o planejamento das aulas por parte do professor, domínio das novas tecnologias e ferramentas.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2023-09-29 (2)
- 2023-07-15 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.