Jogos Digitais na Escola Indígena: caminhos de aprendizagem no Território Potiguara
Keywords:
TIC na EducaçãoAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a proposta do projeto Ludus Electronicus, ressaltando a relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico no contexto da Escola Indígena Dr. José Lopes Ribeiro. O estudo evidencia como as práticas desenvolvidas no âmbito do projeto contribuem para o fortalecimento da educação na Terra Indígena Monte-Mor, território Potiguara, localizado no município de Rio Tinto-PB. A pesquisa é guiada pela seguinte questão: Os jogos digitais têm valor para a educação escolar indígena ou seu papel se limita ao entretenimento? Defende-se que os jogos eletrônicos vão além do mero entretenimento, funcionando como recursos pedagógicos eficazes desde instrumentos de gamificação em sala de aula até meios de promoção da educação midiática, especialmente no que tange ao consumo e à produção crítica de vídeos de gameplays. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o projeto Ludus Electronicus beneficia significativamente a Escola Indígena Dr. José Lopes Ribeiro, ao colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem e desconstruir estereótipos associados ao uso de tecnologias digitais em contextos indígenas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
