Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131

Palavras-chave:

Comunicação síncrona/assíncrona, Educação a distância, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

A constante evolução das TIC possibilitou transformações significativas nas comunicações realizadas no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, incorporando novos recursos e ferramentas de interação. Com isto, esta pesquisa analisa a efetividade do uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em que foi utilizado um questionário aplicado a 25 alunos em dois cursos do programa de EaD do IFPI. Foi feita uma análise estatística das respostas, obtendo-se alguns resultados: na visão do aluno, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada no desenvolvimento do curso, e o “Fórum” a ferramenta mais eficiente no processo de aprendizagem. O feedback dado pelo professor também foi observado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, UFPI

Docente da UFPI

Raqueline Castro de Sousa Sampaio, IFPI

Docente do IPFI

Downloads

Publicado

08-03-2024 — Atualizado em 09-04-2024

Versões

Como Citar

Damasceno, M. F. de C., & Sampaio, R. C. de S. (2024). Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 137–148. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131 (Original work published 8º de março de 2024)