Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131

Palavras-chave:

Comunicação síncrona/assíncrona, Educação a distância, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

A constante evolução das TIC possibilitou transformações significativas nas comunicações realizadas no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, incorporando novos recursos e ferramentas de interação. Com isto, esta pesquisa analisa a efetividade do uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em que foi utilizado um questionário aplicado a 25 alunos em dois cursos do programa de EaD do IFPI. Foi feita uma análise estatística das respostas, obtendo-se alguns resultados: na visão do aluno, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada no desenvolvimento do curso, e o “Fórum” a ferramenta mais eficiente no processo de aprendizagem. O feedback dado pelo professor também foi observado.

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Biografia do Autor

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, UFPI

Docente da UFPI

Raqueline Castro de Sousa Sampaio, IFPI

Docente do IPFI

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Publicado

08-03-2024 — Atualizado em 09-04-2024

Versões

Como Citar

Damasceno, M. F. de C., & Sampaio, R. C. de S. (2024). Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(15), 137–148. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131 (Original work published 8º de março de 2024)