Monitoria como Dispositivo de Aprendizado para além da Teoria: o ensino aplicado à realidade
Keywords:
Monitoria, Aprendizagem Significativa, Ensino colaborativoAbstract
Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa desenvolvida durante o estágio de monitoria realizado em uma universidade pública do nordeste. Partimos do entendimento de que atuando como mediador na relação docente/discente, o monitor reforça conteúdos aprendidos, desenvolve competências pedagógicas e interpessoais. Assim, baseado em referenciais teóricos sobre ensino colaborativo e metodologias ativas, objetiva-se analisar a contribuição da monitoria na construção da aprendizagem significativa. Metodologicamente, os dados foram gerados por análise de relatos de monitores e alunos envolvidos. Os discursos apontam a monitoria como dispositivo de aprendizagem ativa, interativa e autorregulada, pois a cooperação acadêmica discente/docente desperta interesse pela carreira docente, aumenta taxas de sucesso, diminui a reprovação/evasão, promovendo inovação e motivação em sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
