O pensamento computacional sob a luz do pensamento complexo-pensamos, logo existimos
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16050Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Aprendizagem em Projetos, Linguagem de Programação ScratchResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de um projeto de aplicação prática, o qual se fundamenta na Aprendizagem em Projetos, desenvolvido com alunos do curso do ensino médio, tendo como objetivo a realização de atividades em grupos de alunos, para desenvolver a resolução de um problema a ser solucionado em sequências didáticas desenvolvidas com a produção de jogos
ou animações digitais, usando a linguagem de programação Scratch, baseados nos inventos produzidos pela humanidade ao longo da história, em diálogo com a Base Nacional Curricular Comum e a Lei nº 13.415 da reforma do ensino médio. A abordagem metodológica da aprendizagem ativa centrada no aluno realizada na modalidade do ensino híbrido, em atividades do laboratório rotacional e aulas invertidas. Tendo suas principais fundamentações teóricas: a Teoria da Aprendizagem Significativa em diálogo com o Pensamento Computacional e a Aprendizagem Criativa
Downloads
Referências
ANATEL - Fundo de universalização dos serviços de telecomunicações. Disponível em:
https://www.anatel.gov.br/Portal/ Acesso em: 18 março 2021.
AUSUBEL, David Paul, Psicología Educacional Un punto de vista cognoscitivo, México:
Editorial Trillos, 1978.
AUSUBEL, David Paul, Adquisicion y Retencion del Conocimiento. Una perspectiva cognitiva, Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S.A., 2002.
AUSUBEL, David Paul, NOVAK, Joseph D. e HANESIAN, Helen, Psicologia Educacional, Rio
de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL Lei nº 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente 1990. Disponível em: :
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 10 mar 2021.
BRASIL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 2019. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.p
df Acesso em: 10 mar 2021.
BRASIL LEI Nº 13.415 - 16 de fevereiro de 2017 conversão da Medida Provisória 746
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em:
mar 2021.
BACICH, Lilian et al. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso
eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o
século XXI. tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues. Porto Alegre: Penso, 2014.
BURD, Leo. Desenvolvimento de Software para Atividades Educacionais. Dissertação -
Universidade Estadual de Campinas, Engenharia Elétrica e de Computação. 1999. 241 fls.
CIEB – CENTRO DE INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – Disponível em:
https://curriculo.cieb.net.br/medio Acesso em: 22 março 2021.
COSTA, Ana Cristina Moraes da; SILVA GRAÇA, Ricardo Jullian da; GADELHA, Rejane Lúcia
Loureiro; mota, Cláudia Valéria de Assis; FRANCO, Alice Alves. SCRATCH: Uma Ferramenta Aliada na Educação Ambiental. In Sánchez, J. Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 12, p. 271 - 275. Santiago de Chile. 2016.
FARIAS, Fabricio de Oliveira; RIVERA, José Anglada. O USO DO PROGRAMA SCRATCH NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS INICIAIS DE CINEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. Rev. ARETÉ Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984- 7505| Manaus | v.9 | n.18 | p.197-215 | jan-jul | 2016. Disponível em:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2882 Acesso em: 10 mar 2021.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO Programação na quebrada: todo mundo pode programar. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/ Acesso em: 22 março 2021.
GONÇALVES JUNIOR, Wanderley Paulo. A programação como ferramenta para o ensino
de Física: aprendizagem sobre força por meio do Scratch. Tese de doutorado. Faculdade
de Educação da Universidade Federal da Bahia. 3030. 405 fls.
HERNANDO, Alfredo Calvo. Viagem à escola do século XXI: assim trabalham os colégios
mais inovadores do mundo - 1. ed. – São Paulo, SP: Fundação Telefônica Vivo, 2016.
INSTITUTO AYRTON SENNA Pensamento computacional e programação como ferramentas de aprendizagem. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/ Acesso em; 23 março 2021.
MIRANDA Rozania Viana; MORET, Artur de Sousa; SILVA, Jeferson Cardoso da; SIMÃO, Berenice Perpetua. Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos. Em Foco Revista científica de educação a distância. V10, e913. 2020.
DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i913
MOREIRA, Marco Antonio Moreira, Linguagem e Aprendizagem Significativa. Instituto de Física da UFRGS. In II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, Belo Horizonte, MG, Brasil, 16 a 18 de julho de 2003.
MORIN, Edgar, Os sete Saberes necessários à Educação do Futuro, tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, 12ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF. UNESCO, 2007.
MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Colaboração de Marcos Terena. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 73 p. 2010.
MORIN, Edgar, A cabeça bem-feita, repensar a reforma, reformar o pensamento, tradução Eloá Jacobina, 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgar, Ciência com consciência, tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória – Ed. Revista e modificada pelo autor - 11ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
RBAC - Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Espiral da Aprendizagem Criativa. Disponível em: https://www.aprendizagemcriativa.org/pt-br/sobre-aprendizagem-criativa Acesso em: 17 março 2021.
RIBEIRO, Renan Cesar. A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações. Dissertação de mestrado da Universidade Estadual Paulista - UNESP Presidente Prudente. 2019. 156 fls.
RODRIGUES, Rubens Luiz. O uso do scratch como ferramenta de apoio ao currículo paulista na criação de uma sequência didática com o desenvolvimento de simuladores e animações. Dissertação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente. 2021. 142 fls.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Tecnologias para Aprendizagem. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
SANTOS, Pricila Kohls dos; GUIMARÃES Joelma. Avaliação da Aprendizagem. São Paulo: SAGAH EDUCAÇÃO S.A., 2017.
SILVA, Inês Côrtes da, Integração, desigualdades e dispositivos móveis em ambientes escolares In Educação, aprendizagem e tecnologias: relações pedagógicas e interdisciplinares. Alaim Souza Neto - organizador. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018. 342p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.