Monitoria como Dispositivo de Aprendizado para além da Teoria: o ensino aplicado à realidade

Autores

Palavras-chave:

Monitoria, Aprendizagem Significativa, Ensino colaborativo

Resumo

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa desenvolvida durante o estágio de monitoria realizado em uma universidade pública do nordeste. Partimos do entendimento de que atuando como mediador na relação docente/discente, o monitor reforça conteúdos aprendidos, desenvolve competências pedagógicas e interpessoais. Assim, baseado em referenciais teóricos sobre ensino colaborativo e metodologias ativas, objetiva-se analisar a contribuição da monitoria na construção da aprendizagem significativa. Metodologicamente, os dados foram gerados por análise de relatos de monitores e alunos envolvidos. Os discursos apontam a monitoria como dispositivo de aprendizagem ativa, interativa e autorregulada, pois a cooperação acadêmica discente/docente desperta interesse pela carreira docente, aumenta taxas de sucesso, diminui a reprovação/evasão, promovendo inovação e motivação em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alves Santos , UFPB

academico ufpb

Natacha Marques dos Santos , UFPB

UFPB

Downloads

Publicado

21-04-2025

Como Citar

Alves Santos , R., & Marques dos Santos , N. (2025). Monitoria como Dispositivo de Aprendizado para além da Teoria: o ensino aplicado à realidade. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 174–180. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20050

Edição

Seção

Artigos