Jogos Digitais na Escola Indígena: caminhos de aprendizagem no Território Potiguara

Autores

Palavras-chave:

TIC na Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a proposta do projeto Ludus Electronicus, ressaltando a relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico no contexto da Escola Indígena Dr. José Lopes Ribeiro. O estudo evidencia como as práticas desenvolvidas no âmbito do projeto contribuem para o fortalecimento da educação na Terra Indígena Monte-Mor, território Potiguara, localizado no município de Rio Tinto-PB. A pesquisa é guiada pela seguinte questão: Os jogos digitais têm valor para a educação escolar indígena ou seu papel se limita ao entretenimento? Defende-se que os jogos eletrônicos vão além do mero entretenimento, funcionando como recursos pedagógicos eficazes desde instrumentos de gamificação em sala de aula até meios de promoção da educação midiática, especialmente no que tange ao consumo e à produção crítica de vídeos de gameplays. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que o projeto Ludus Electronicus beneficia significativamente a Escola Indígena Dr. José Lopes Ribeiro, ao colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem e desconstruir estereótipos associados ao uso de tecnologias digitais em contextos indígenas.

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Biografia do Autor

Danilo Soares Crispim, UCDB

Graduando em Letras na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professor Potiguara de língua tupi na Escola Estadual Indígena Dr. José Lopes Ribeiro, na aldeia Monte-Mor. E-mail: professordanilosoares@gmail.com

Rosimeire Martins Régis dos Santos, UCDB

Rosimeire Martins Régis dos Santos, formada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação, integrante do GETED, grupo de estudos em educação a distância e tecnologias educacionais.

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

Crispim, D. S., & Santos, R. M. R. dos. (2025). Jogos Digitais na Escola Indígena: caminhos de aprendizagem no Território Potiguara. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20257

Edição

Seção

Artigos