PIBID no curso de Pedagogia/UNIGRAN: contribuições para a formação docente aproximando teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16094Palavras-chave:
Pibid, Formação Docente, Teoria e práticaResumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada por li-cenciandas do Curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) a partir da participação como bolsistas no Programa Institucionalde Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de agosto de 2018 a janei-ro de 2020. As ações do subprojeto foram realizadas em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS, nos anos iniciais do ensino fundamental. A busca pela aproximação entre teoria e prática foi o objetivo norteador dos trabalhos visando superar o distanciamento entre o momento da formação ini-cial e a realidade do cotidiano escolar. Com o desenvolvimento das ações pre-vistas foi possível observar que a execução desse subprojeto foi produtiva tanto para as licenciandas como para os demais atores escolares vinculados direta e indiretamente com o Pibid. A experiência de conhecimento e participação no cotidiano escolar permitiu a vivência de um trabalho no qual a formação inicial e a prática docente fossem articuladas de maneira a fortalecer a relação entre teoria e prática e oportunizar a compreensão do conceito da ação-reflexão-ação.
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Referências
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