Professor Supervisor/PIBID: vivências adquiridas na atuação como formador na área da educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17325

Palavras-chave:

Pibid, Educação física, Professor formador, Professor supervisor

Resumo

  • Este artigo aborda o Programa Institucional de Iniciação á docência (PIBID), que se tornou um projeto de grande importância para a iniciação de acadêmicos com a vivência da realidade no âmbito escolar. Um diferencial do Programa é a concessão de bolsas não só a alunos e professores das universidades, mas também professores de escolas públicas que acompanham as atividades dos bolsistas no espaço escolar, atuando como coformadores no processo de iniciação à docência. Este estudo investiga quais as vivências adquiridas pelo professor supervisor em sua função de contribuir com a formação de futuros docentes na área da Educação Física. Pesquisa de abordagem qualitativa com emprego de pesquisa bibliográfica e de campo e utilização do recurso de entrevistas. Os dados obtidos permitem entender que o Pibid traz ao professor que atua como supervisor um diferencial ao colocar atribuições e responsabilidades ao ato de acompanhar, orientar, ensinar e supervisionar o licenciando já no início de sua graduação, o que é feito de forma especial e exclusiva por possuírem os saberes da experiência.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Borges de Oliveira, UNIGRAN

Docente da Unigran

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Publicado

15-07-2023 — Atualizado em 29-09-2023

Versões

Como Citar

Oliveira, S. M. B. de. (2023). Professor Supervisor/PIBID: vivências adquiridas na atuação como formador na área da educação física. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(13), 91–99. https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17325 (Original work published 15º de julho de 2023)

Edição

Seção

Artigos