Formação de docentes online para o uso das tecnologias aplicadas à educação a distância: o dialogismo e o afeto favorecendo as participações em interfaces interativas

Autores

  • Elmara Pereira de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Distance education. Online teacher training. Virtual learning environment.

Resumo

A formação de professores para atuar na EaD é um dos grandes desafios das Instituições de Ensino Superior. Ser docente online exige muito mais do que conhecer o ambiente virtual e o conteúdo do curso. Além de modificar domínios já sedimentados na prática docente, como a relação espaço-tempo, a forma de diálogo, as estratégias de aprendizagem, essas características exigem uma formação ampla, continuada e fundada nas potencialidades da cibercultura. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia elaborou e implementou o Plano de Capacitação Continuada com o objetivo de formar profissionais para atuar na EaD. Os cursos do PACC foram desenvolvidos com base no dialogismo, na interação e no afeto, compreendendo que a formação de docentes é uma práxis produtora de subjetividade, baseada no exercício da ética. Nesse artigo, apresentamos algumas concepções epistemológicas que nortearam os cursos do PACC e uma breve análise, com o auxílio da mineração de dados, das participações dos cursistas e docentes no curso Tecnologias Aplicadas à EaD.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Souza, E. P. de, & Pereira, C. P. (2016). Formação de docentes online para o uso das tecnologias aplicadas à educação a distância: o dialogismo e o afeto favorecendo as participações em interfaces interativas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 61–74. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4105

Edição

Seção

Artigos