Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?

Autores/as

  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Fernando César dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5676

Palabras clave:

Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores.

Resumen

A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam.

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Citas

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Publicado

2017-07-11

Cómo citar

Kersch, D. F., & Santos, F. C. dos. (2017). Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?. Raído, 11(25), 89–108. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5676

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA