Sincronia e diacronia: por uma representação nos estudos sobre a linguagem no/do Brasil nos anos 50

Autores

  • Caroline Mallmann Schneiders Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Sincronia. Diacronia. Estudos da linguagem.

Resumo

Este estudo procura evidenciar como a dicotomia sincronia/diacronia é representada no contexto brasileiro nos anos 50. Para tanto, partiremos de um breve esboço histórico sobre os estudos da linguagem do século XX, buscando, a partir das obras de Serafim da Silva Neto: Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa no Brasil (1950, 1ª edição) e Introdução ao Estudo da Filologia Portuguesa (1956, 1ª edição), mostrar como, no Brasil, essa dicotomia é apresentada nos estudos predominantes da época em questão.

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Biografia do Autor

Caroline Mallmann Schneiders, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Letras-Porutguês na Universidade Federal de Santa Maria e, atualmente, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL - da mesma universidade.

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Publicado

01.03.2010

Como Citar

Schneiders, C. M. (2010). Sincronia e diacronia: por uma representação nos estudos sobre a linguagem no/do Brasil nos anos 50. Raído, 3(6), 61–72. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/346

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS