Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308

Palabras clave:

transformação, letramentos acadêmicos, diálogo

Resumen

A partir de nossas leituras no campo dos Letramentos Acadêmicos –  ACLITS (cf. Lea e Street, 2014; Lillis et al., 2015) – propomos, no artigo, explorar a noção de transformação e refletir sobre apropriações em pesquisas no Brasil. Considerando a expansão dos ACLITS localmente, desenvolvemos uma análise indexicalizada (Lillis, 2008) de publicações científicas desde o século XXI, que tematizam o ensino da escrita na universidade (Miranda e Fiad, 2024), a fim de conhecer como incorporaram os princípios transformativos. Nossa análise identificou quatro modos de apropriação, que foram nomeados a partir de Lillis et al. (2015): “Em direção ao projeto transformativo”, “Travessia de fronteira”, “Pensamento heurístico, instituições e possibilidades transformacionais” e “Transformação aberta: lente etnográfica e uma tendência da suspeita”. Por último, sugerimos a transformação como potencial fundamento para pesquisas em Linguística Aplicada.

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Biografía del autor/a

Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, UFU

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta na Universidade Federal de Uberlâdndia.

Raquel Salek Fiad, Unicamp

Professora Titular (Linguística Aplicada), na Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Silva Miranda, F. D. S., & Salek Fiad, R. (2025). Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil. Raído, 19(48), 131–151. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308