Archives
-
Revisitando a “Carta Guarani Kaiowá”: repercussões, retomadas.
Vol. 18 No. 45 (2024)Onze anos se passaram desde a publicação da “Carta Guarani Kaiowá”, em outubro de 2012, no site do CIMI, um “texto de denúncia de violação dos direitos humanos que maior impacto causou na sociedade brasileira da primeira década do século XXI”, segundo afirmação de Marilia Librandi (2014). Após terem a integridade de seus territórios tradicionais violada por uma série de ações governamentais, jurídicas e privadas ao longo das últimas décadas do século XX, período que coincide com a expansão da produção de soja no Mato Grosso do Sul, os Kaiowá pediam que o governo brasileiro providenciasse a devolução ou os enterrasse de vez na terra em que sempre viveram, já que o seu teko (modo de viver ancestral) havia sido desrespeitado. Tal posicionamento gerou uma verdadeira comoção nacional, desde manifestações em cidades país afora até o poema Totem, de André Vallias, comoção amplificada pela imprensa e pelo uso crescente das mídias sociais. Dois anos depois da publicação, o referido texto de Librandi viria a questionar os paradigmas de inclusão e de exclusão de textos indígenas na formação da literatura Brasileira, e reivindicar que a “Carta Guarani Kaiowá” fosse lida e discutida também como como texto literário. Levando tais fatos em consideração, este dossiê da Revista Raído – publicada no mesmo município em que ainda vive a maioria dos Kaiowá – quer revisitar a “Carta” e as suas repercussões, convidando especialistas em literatura e em questões indígenas a se manifestarem sobre a retomada do território discursivo e analítico sobre a questão Kaiowá e sobre as múltiplas relações entre literatura e cosmologias indígenas. Usamos aqui o termo retomada pensando em tekoharã, nome usado pelos atuais Kaiowá para nomear territórios tradicionais em litígio judicial, litígio que historicamente vem prejudicando os Kaiowá e outros povos indígenas no MS e no Brasil. Assim sendo, esperamos contribuições que também ajudem a pensar que a literatura brasileira também é um território em litígio, no qual as vozes indígenas e afrodescendentes foram muitas vezes silenciadas em nome de conceitos eurocêntricos de literatura.
-
Language and Education: 21 Years of Language Studies
Vol. 17 No. 44 (2023)The (sub)area of Applied Linguistics conducts research on language in several social contexts, including different theoretical and methodological perspectives. Among these, it is possible to highlight the constitution of identity, the learning and/or teaching of language(s) (first, additional, and/or second languages), the production and implementation of tools/artifacts for learning, the study of the use of psychological and symbolic instruments in different social practices, initial and continuing teacher education, methodological approaches, knowledge construction and development of capacities, interactions and their relations with learning and/or human development. The Language and Education research group (LED), created in 2002 under the leadership of Prof. Dr. Vera Lúcia Lopes Cristovão, was registered at the State University of Londrina and in the CNPq directory, focusing on the development of research work in the Teaching and Learning and Teacher Education of Foreign Languages research line, with its focus being Sociodiscursive Interactionism (ISD studies), of the Geneva School and its expansions by the Brazilian School of ISD. For years, LED focused on the analysis (construction of didactic models) of genres as mega-tools for teaching, as well as on the use of didactic sequences for language learning and also on teacher education with the use of reflexivity procedures such as self-confrontations, diary socialization, focus groups, reflective reports, to name just a few. With the proposition of new umbrella projects, the articulation of ISD with other theoretical and methodological perspectives has been expanded to address issues such as environmental education, environmental literacy, critical linguistic education, critical-transformative education of teachers, and more recently, academic-scientific literacies. In order to do so, the group's research has aimed at the expansion of concepts, the definition of analytical categories, the broadening of conceptual articulations, as well as intense work to consolidate a network that integrates research, extension, and teaching. This celebratory dossier of LED's 21 years welcomes articles, essays, retrospectives, and research reports that address themes investigated by the group and present knowledge constructed in the vast field of Language Science.
Editors: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD) e Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal)
-
Colóquio de Literatura fantástica
Vol. 17 No. 43 (2023)Organizador: Gregório Foganholi Dantas (UFGD)
Esse Volume reúne alguns convidados dos Colóquios de Literatura fantástica. Nele, assumimos o “fantástico” como um espaço amplo, onde pudesse ser discutido o insólito ficcional em suas diversas manifestações.
Acesse também:
Fale Aí | II Colóquio de Literatura Fantástica da UFGD - YouTube
-
Cinema e Literatura: práticas poéticas
Vol. 16 No. 41 (2022)Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas, a submeterem trabalhos críticos sobre cinema contemporâneo, literatura contemporânea ou acerca de sua relação. Os trabalhos devem focalizar aspectos que enfatizem a dimensão sócio-política da criação poética. Tendo em vista a recente produção literária e cinematográfica latino-americana, observamos que diversos temas políticos vêm sendo colocados em primeiro plano, na medida em que a arte responde às contradições estruturais da sociedade, exacerbadas em momentos de crise econômica e social, como o que vivemos atualmente. Partindo da premissa jamesoniana, segundo a qual “todos os artefatos culturais devem ser lidos como resoluções simbólicas das verdadeiras contradições políticas e sociais" (JAMESON, 1992, p. 73), compreendemos que todas as narrativas guardam um inconsciente político que pode ser recuperado pela análise crítica, atenta à gênese histórica das obras. Em outra via, a perspectiva pós-estruturalista de inspiração deleuziana enseja compreender os artefatos estéticos como constituintes do saber contemporâneo, o que nos leva a considerar a desnaturalização dos modos de pensamento como resultado da experiência estética. Este cenário estético de mídias cada vez mais híbridas, ao ser considerado à luz do avanço das tecnologias da comunicação, demonstra o quanto se faz necessário desvelar os mecanismos ideológicos e/ou relações de poder que permeiam a vida social.
-
Teacher Education for Pre-Service Pedagogy Teachers of Portuguese: Applied Linguistics perspectives
Vol. 16 No. 40 (2022)In the light of Applied Linguistics, this book aims to collect (a) research on the teaching of Portuguese as first language in the early years of primary school in Brazil as well as (b) educational experiences faced by Applied Linguists in the pre-service education of Portuguese teachers in the Pedagogy teaching degree. The present collection emphasizes challenges related to the current social context, to the curriculum of that degree, to the undergraduates' backgrounds and to the work/experience with specialists from different fields of knowledge, given the predominance of Education/Pedagogy professors in that particular degree. This book was proposed due to the scarcity of publications on the teaching of Portuguese as first language in primary school and on teacher education for Pedagogy teaching degrees, which are characterized as generalist degrees with gaps in their approach to specific teaching objects related to the basic school subjects.
-
Dossiê: Poetas latino-americanas: vozes líricas femininas, interculturalidade e resistência
Vol. 15 No. 38 (2021)Poetas
-
Vol. 14 No. 34 (2020)
Contemporary culture studies and i (n) dentities: Brazilian and South American interfaces -
Vol. 12 No. 29 (2018)
Do fantástico e seus arredores – Narrativas do insólito em literaturas de língua portuguesa -
Vol. 6 No. 12 (2012)
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Dourados, v. 6, n. 12, jul./ dez. 2012. -
Vol. 6 No. 11 (2012)
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Dourados, v. 6, n. 11, jan./jun. 2012. -
Vol. 5 No. 9 (2011)
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
-
Vol. 4 No. 8 (2010)
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
-
Vol. 3 No. 6 (2009)
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras
da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Dourados, v. 3, n. 6, jul./dez. 2009.
-
Vol. 3 No. 5 (2009)
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras
da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Dourados, v. 3, n. 5, jan./jun. 2009.
-
Vol. 2 No. 4 (2008)
A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.
-
Vol. 2 No. 3 (2008)
A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.
-
Vol. 1 No. 2 (2007)
A Revista Raído é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Destina-se à publicação de pesquisas da área de Letras, Lingüística e Artes e suas interfaces interdisciplinares.