v. 16 n. 41 (2022): Cinema e Literatura: práticas poéticas

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Convidamos pesquisadores, estudantes de pós-graduação e especialistas, a submeterem trabalhos críticos sobre cinema contemporâneo, literatura contemporânea ou acerca de sua relação. Os trabalhos devem focalizar aspectos que enfatizem a dimensão sócio-política da criação poética. Tendo em vista a recente produção literária e cinematográfica latino-americana, observamos que diversos temas políticos vêm sendo colocados em primeiro plano, na medida em que a arte responde às contradições estruturais da sociedade, exacerbadas em momentos de crise econômica e social, como o que vivemos atualmente. Partindo da premissa jamesoniana, segundo a qual “todos os artefatos culturais devem ser lidos como resoluções simbólicas das verdadeiras contradições políticas e sociais" (JAMESON, 1992, p. 73), compreendemos que todas as narrativas guardam um inconsciente político que pode ser recuperado pela análise crítica, atenta à gênese histórica das obras. Em outra via, a perspectiva pós-estruturalista de inspiração deleuziana enseja compreender os artefatos estéticos como constituintes do saber contemporâneo, o que nos leva a considerar a desnaturalização dos modos de pensamento como resultado da experiência estética. Este cenário estético de mídias cada vez mais híbridas, ao ser considerado à luz do avanço das tecnologias da comunicação, demonstra o quanto se faz necessário desvelar os mecanismos ideológicos e/ou relações de poder que permeiam a vida social.

Publicado: 15.12.2022

Apresentação

  • Expediente

    Paulo Custódio de Oliveira
    1-7
  • Arte douradense Estética de estrela de Marlon Beraldo

    Paulo Custódio de Oliveira
  • Apresentação

    Paulo Custódio de Oliveira, Ramiro Giroldo, Volmir Cardoso Pereira
    8-9
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.16812

Cinema e Literatura: práticas poéticas

  • Água: imagem-presença de uma ausência anunciada

    Cassia Cassitas, Denize Correa Araujo
    10-27
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15843
  • Devir-outro e potencialidade política da escrita no encontro com a infância: reflexões a partir do livro/filme Todos se van

    Ivone Maria Mendes Silva, Eliziane Gorete Kielb, Ana Carolina Stakonski
    28-53
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15937
  • Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati

    Everton Nazareth Rossete Jr., Elisa Pagliarini Cox, Mário Cézar Silva Leite
    54-66
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15931
  • Escola de Frankfurt e ficção científica: diálogos entre teoria crítica, indústria cultural, marxismo e cinema

    Victor Finkler Lachowski
    67-91
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15909
  • “Eu pertenço a um grupo de seres malditos” das revoluções documentais e da revelação de Santiago

    Olivia Bressan
    92-106
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15951
  • Identidades do negro em “Filhas do vento”, de Joel Zito Araújo

    Terezinha Richartz Santana, Elaine de Souza Pinto Rodrigues
    107-129
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15933
  • Imagens simbólicas no romance e no filme Abril despedaçado

    Thaisa Pinheiro Carvalho
    130-144
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15930
  • Os limites entre obra literária e adaptação: A releitura de Dom Casmurro (1899) representada em Capitu (1968) The reading of Dom Casmurro (1899) represented in Capitu (1968)

    Yasmim Santos
    145-158
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15713
  • Nostorquato: um autor e um personagem n'Os Últimos Dias de Paupéria an author and a character in Os Últimos Dias de Paupéria

    Júlia Souza Cabo
    159-178
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15932
  • Olga e Colonia: ditaduras e revolução na América latina DICTADURAS Y REVOLUCIÓN EN AMÉRICA LATINA

    Ariel Amador Valdez
    179-195
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15924
  • Para um estudo da imagem cinematográfica no romance A condição humana, de André Malraux

    Guilherme Almeida Gesso, Alexandre Bebiano de Almeida
    196-213
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15902
  • A presença do ensaio na poesia e no Cinema brasileiro atual

    Hector Rodrigues Feltrin
    214-223
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15927
  • Reflexões sobre Tanatologia: uma análise de “O homem que enxergava a morte” AN ANALYSIS OF “O HOMEM QUE ENXERGAVA A MORTE”

    Gustavo Bocon Lopes, Marcia Maria Medeiros, Luiz Alberto Ruiz da Silva
    224-239
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.16087
  • Revisionismo no cinema uma análise da construção do urso judeu no filme Bastardos inglórios (2009) de Quentin Tarantino

    Hellen Silvia Marques Gonçalves
    240-256
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15926
  • Notas sobre o roteiro de documentário em filmes sobre a queda de Dilma Rousseff

    Daniel Leão
    257-282
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15920
  • Sob o signo de Mnemósine: a memória no filme Os narradores de Javé de Eliane Caffé (2003)

    Franciele Libardi, Valdeci Batista de Melo Oliveira, Caroline Sergel
    283-302
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15664
  • As mulheres americanas da década de 1960: uma análise do filme Histórias cruzadas, de Tate Taylor

    Elder Koei Itikawa Tanaka, Camila Miranda Baia
    303-322
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15855
  • A transcriação de vidas invisíveis: o livro e o filme da história de Eurídice Gusmão

    Melly Fatima Goes Sena
    323-340
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15936
  • Três não é demais: as adaptação de "Auto da Compadecida" para o cinema The film adaptations of "Auto da Compadecida"

    Felipe do Monte Guerra
    341-368
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15921