Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o hispanismo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11749

Palavras-chave:

Linguística Aplicada. Hispanismo. Associações de pesquisa. Pós-Graduação.

Resumo

Existe um debate no âmbito do Hispanismo brasileiro em relação a como as pesquisas dos estudos hispânicos se inserem ou não no fazer científico da Linguística Aplicada (LA). Desde a publicação de algumas reflexões de Paraquett (2009, 2012), ocorreu certo deslocamento e compreensão do papel do linguista aplicado, da ausência de pesquisas envolvendo a língua espanhola e a LA e dos desafios dessa relação. Por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental, propomos neste artigo questionar o conceito de Hispanismo e a representação acadêmica de sua Associação de pesquisa, a evolução da LA e o papel da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no desenvolvimento da área. Com isso, queremos verificar a possibilidade de integração entre a LA e as pesquisas na área de espanhol, questionando se esse diálogo ocorre desde o âmbito da Pós-graduação. Constatamos a necessidade de encorajar novos pesquisadores a se aproximarem da LA e tentar alinhar seu trabalho às novas perspectivas teóricas e metodológicas dessa ciência social, colaborando assim para o crescimento de pesquisas em LA e espanhol. Advertimos para a necessidade de revisão da Associação de pesquisa do Hispanismo para novos compromissos e pautas tomando como referência o trabalho desenvolvido pela ALAB.

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Biografia do Autor

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Letras (Português-Espanhol), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Especialização em Língua Espanhola Instrumental pela UERJ. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP e em Educação pela USP. É professor de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Atuou como coordenador adjunto de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino Médio 2018 (Ministério da Educação). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: ensino de espanhol na educação profissional, formação de professores de Letras nos Institutos Federais, narrativas docentes e línguas para fins específicos.

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

Silva Júnior, A. F. da. (2020). Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o hispanismo no Brasil. Raído, 14(36), 310–333. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11749

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada