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Edição Atual
PESQUISAS INTERVENTIVAS COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUAS
Adair Vieira Gonçalves (UFDGD)
Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP)
Joaquim Dolz (UNIGE)
Letícia Jovelina Storto (UENP)
Este dossiê temático objetiva reunir trabalhos centrados em pesquisas de cunho interventivo – pesquisas em engenharia didática, colaborativas, participantes, pesquisas-ação, entre outras – cujo foco seja o ensino e aprendizagem da leitura, da produção de textos ou da análise linguística/semiótica desenvolvidas por pesquisadores do Brasil e de outros países, seja no âmbito da Educação Básica ou do Ensino Superior. A intenção é, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, abrir um espaço de discussão e reflexão sobre propostas didáticas voltadas para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos no que se refere às práticas discursivas da leitura, da produção textual e da análise linguística linguística/semiótica, visando à melhoria da qualidade do ensino de línguas. Nesse sentido, buscamos trabalhos que investiguem o processo de ensino e aprendizagem da língua a partir de vários arranjos teóricos-metodológicos, tais como: elaboração e/ou validação de materiais didáticos, construção e implementação de projetos de intervenção pedagógica, transposição didática de objetos sociais de referência em objetos de ensino, apropriação dos gêneros no processo de desenvolvimento dos alunos; assim como propostas metodológicas que busquem validar inovações didáticas, soluções para os obstáculos de ensino e/ou aprendizagem, que tragam reflexões sobre o uso de livros ou outros materiais didáticos ou a mobilização de ferramentas didáticas, entre outras. Questões que podem funcionar como eixo da reflexão dos trabalhos: quais são os objetos de pesquisa?; que dispositivos e inovações didáticas são propostos?; que metodologias de pesquisa permitem uma validação didática das inovações? quais são os critérios de validação didática?; quais os obstáculos de aprendizagem dos alunos e como superá-los?; quais são os obstáculos de ensino do docente e como superá-los?; entre outras. No caso do Brasil, abrimos espaço, sobretudo, para trabalhos desenvolvidos: no Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) ou em outros Mestrados Profissionais que tenham linhas de pesquisa voltadas para o ensino da língua/linguagens, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Residência Pedagógica; que tragam no seu bojo o enfoque deste dossiê. Esperamos, assim, com esse dossiê, dar visibilidade para pesquisas de cunho interventivo realizadas em diferentes contextos acadêmicos