About the Journal

Tangram is a quarterly scientific journal which publishes papers about different aspects related to the field of Mathematics Education. The journal resulted from the interaction between two Federal University of Grande Dourados (UFGD) research groups linked to the Faculty of Exact Sciences and Technology (FACET), the Faculty of Education (FAED), and the Faculty of Indigenous Intercultural Education (FAIND): one called “Network of Mathematics Education Researches – TeiaMat/CNPq” and, the other, “Technologies of Mathematics Education Research Group – GPTEM/CNPq”.
Tangram aims to diffuse results generated from scientific researches, theoretical studies, scientific initiation assignments and notes on pedagogical experiences from primary to higher education. The journal focuses on papers about Mathematics Education and similar areas of study, which can be presented in Portuguese, Spanish and English. Besides the periodic issues, Tangram publishes a thematic edition once a year under the coordination of internal and external members of its team.

Announcements

EDIÇÃO TEMÁTICA: Educação Matemática Crítica

2024-07-31

Caro autor e leitor,

Acompanhem aqui as notícias da nossa Revista

O Conselho Editorial da Revista TANGRAM lança chamada de artigos o tema: “Educação Matemática Crítica no século XXI: abordagens culturais, sociais e políticas”.

Nessa linha, a presente chamada tem como objetivo contribuir para disseminar a pesquisa sobre Educação Matemática Crítica explicitando as pesquisas efetuadas no primeiro quarto do século XXI, suas teorizações, resultados e avanços nesta temática.

A Educação Matemática Crítica constitui-se numa das áreas que mais cresceu no primeiro quarto de século na Educação Matemática com o surgimento de diversos grupos de pesquisa e um número crescente de publicações de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior.

Nesta chamada será aceita a submissão de artigos de pesquisas em andamento ou finalizadas que abordem outras temáticas que tenham como região de inquérito a Educação Matemática Crítica.

Cada autor(a) poderá submeter uma, e apenas uma proposta de artigo, seja como autor ou coautor.

O formato das propostas de artigos devem obedecer as normas presentes nas Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista TANGRAM.    Aqueles    que    estiverem    fora    destas    normas    não    serão considerados no processo de avaliação/revisão.

Todas as informações para submissão encontram-se no link: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/information/authors. As submissões de artigos serão aceitas para avaliação e publicação em português, espanhol, inglês e francês

Informações mais detalhadas sobre esta edição temática podem ser encaminhadas para o editor convidado Marco Aurélio Kistemann Jr. (Pesquisa de Ponta-UFJF) nos e-mails: agenda.kistemann@gmail.com ou marco.kistemann@ufjf.br

Editores Convidados: Marco Aurélio Kistemann Jr. (Pesquisa de Ponta-UFJF) e Gabriela Brião (UERJ).

CRONOGRAMA:

Início das submissões: 01/08/2024

Término das submissões: 31/12/2024

Previsão de publicação: 1º semestre de 2025

 

 

Read more about EDIÇÃO TEMÁTICA: Educação Matemática Crítica

Current Issue

Vol. 7 No. 3 (2024)
					View Vol. 7 No. 3 (2024)

.

Published: 2024-09-30
  • Apresentação

    Adriana Fátima de Souza Miola; Cintia Melo dos Santos , Elizabeth Matos Rocha
    0 - 1
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.19116

Article

  • Álgebra en infantil y primaria: Diez materiales manipulativos esenciales para desarrollar el sentido algebraico

    Ángel Alsina, Ester Bosch
    2 - 31
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18851
  • A constituição de identidades profissionais de professores de apoio da Educação Especial

    Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond, André Luís Oliveira, Fabio Alexandre Borges
    32 - 56
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17034
  • O Recurso Educacional Digital Divertix como artefato para o desenvolvimento do letramento estatístico

    Milena Vasconcelos Gomes, Juscileide Braga de Castro, Danilo do Carmo de Souza
    57 - 77
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18032
  • Abordagens da Modelagem Matemática nas Dissertações do PROFMAT da Região Norte

    Andrey Camurça da Silva, Emerson Silva de Sousa
    78 - 98
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17965

Theoretical articles

Pedagogical Experiences

  • Collaborative Learning in Mathematics Education: an experience report with quadratic functions

    Maristela Santos Aguiar de Souza, Kátia Celina da Silva Richetto , Willian Jose Ferreira
    119 - 130
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029
  • Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

    Mauro Rafael Silva, Ana Paula Nahirne, Henio Delfino Ferreira de Oliveira, Clodis Boscarioli
    131 - 150
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821
  • Conceitos estatísticos revelados em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo

    Bruno Monteiro Riva, Priscila Bernardo Martins
    151 - 175
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17910

Scientific Initiation

  • Educação Financeira sob a perspectiva de Paulo Freire: análise de diálogos com licenciandos em Matemática

    Ana Beatriz Paiva Cantareira, Ana Paula dos Santos Malheiros, Andrei Luís Berres Hartmann
    176 - 198
    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18206
View All Issues