PROUNI: políticas de inclusão ou exclusão no contexto das aprendizagens ao longo da vida

Autores

  • Edineide Jezine Mesquita Araujo
  • Elourdiê Macena Corrêa

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas de Inclusão, Exclusão.

Resumo

Este artigo analisa as políticas públicas voltadas à educação superior buscando compreender o processo de inclusão/exclusão de jovens e adultos efetivado pelo Programa Universidade para Todos – Prouni. Ao refletir sobre essa temática realiza um diálogo, fundamentado pelos indicadores sociais sobre o acesso à educação formal do nível fundamental ao superior indicando que, quanto mais alto o nível formal de educação, menor o acesso de jovens e adultos das classes populares. Parte-se da premissa que as políticas públicas contemporâneas de educação superior estão voltadas para as demandas de mercado e atendem ao prenuncio dos organismos internacionais para a reforma do estado, que passa de provedor a avaliador, e de políticas voltadas às demandas excluídas da sociedade a partir de programas de inclusão para jovens e adultos historicamente excluídos. Concluí-se que as políticas públicas contemporâneas de educação superior estão voltadas para as demandas de mercado e atendem as diretrizes dos organismos internacionais, não favorecendo a efetivação de políticas de Estado voltadas às demandas internas de Jovens e Adultos historicamente excluídos.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

ARAUJO, E. J. M.; CORRÊA, E. M. PROUNI: políticas de inclusão ou exclusão no contexto das aprendizagens ao longo da vida. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 1, p. p.32–47, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1406. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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