v. 9 n. 11 (2021)

					Visualizar v. 9 n. 11 (2021)
Publicado: 2021-06-09

Edição completa

Artigos

  • Balanço da produção sobre a tecnologia no espaço-tempo da escola

    Luana dos Santos Nogueira Garcia
    6-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16047
  • O pensamento computacional sob a luz do pensamento complexo-pensamos, logo existimos

    Marisa Soares; Daiane Carvalho da Silva; Carolina Akemy Simabukuro Teixeira
    14-27
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16050
  • Proposta de melhoria dos dados de relatórios de uma plataforma de MOOCs brasileira - um estudo introdutório baseado em um modelo para mineração de dados educacionais

    Vanessa Faria Souza
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16051
  • Website como auxílio na utilização de Softwares Educacionais de Ciências Naturais e Matemática como elementos facilitadores em tempo de pandemia

    Juliana Aparecida Toledo, Cristiano Rocha Cunha
    42-54
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16052
  • Proposta de Framework para apoio ao planejamento de aulas do ensino superior no modelo emergencial remoto

    Sandro Gonçalves Silva Filho
    55-64
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16053
  • Gamificação no contexto da sala de aula

    Elisangela Coco dos Santos, Edison Reginado de Oliveira Junior
    65-71
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16054
  • Das provas de nível presenciais em língua estrangeira aos testes de nível online: o caso da Universidade Aberta

    Margarida Martins, Ana Burgues Setién, Isabelle Simões Marques, Katja Göttsche
    72-89
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16055
  • Contribuições e desafios da prática do letramento digital no ensino remoto emergencial na educação profissional e tecnológica: uma revisão integrativa

    Cristian do Nascimento Botelho, José Reginaldo Gomes de Santana
    90-101
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16057
  • O uso da ferramenta Mentimeter como estratégia didática para avaliar as concepções em diferentes níveis de ensino sobre a temática “sexualidade”

    Rita de Cassia Gonçalves Marques, Joseana Stecca Farezim Knapp
    102-110
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16058
  • Formação continuada de professores: o caso da formação de preceptores de Residência Pedagógica pelo Moodle/UFGD

    Marco Antonio Rodrigues Paulo, Ednei Nunes de Oliveira
    111-120
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16059
  • PIBID no curso de Pedagogia/UNIGRAN: contribuições para a formação docente aproximando teoria e prática

    Sonia Maria Borges de Oliveira
    121-126
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16094

Relatos de experiência

  • Ensino remoto como alternativa no Curso de Hotelaria do Instituto Federal do Ceará, em tempos de Covid-19

    Luiz Regis Azevedo Esmeraldo, Antônio Marcos da Costa Silvano
    127-132
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16096
  • O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto de Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19

    Regina Carteano Bandeira
    133-144
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16099
  • Impactos sociais da pandemia: o lazer dos/as professores/as

    Jean Silva Cavalcante, Aline Soares Campos, Heraldo Simões Ferreira
    145-159
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16100
  • Tecnologia assistiva para o desenvolvimento de crianças com transtorno espectro autista

    Mariana Costa Pacienza, Ana Amélia de Souza Pereira
    160-174
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16103
  • Uma abordagem materialista na formação do aluno de matemática enquanto leitor literário

    Marcos Felipe da Silva, Weliton S. Leão
    175-183
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16104
  • Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem

    Bianca Stephani Barone Martins
    184-188
    DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16106