A gamificação na educação física escolar: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17707Palavras-chave:
Gamificação, Educação, Aprendizagem, Tecnologia, EngajamentoResumo
Este artigo explora a crescente importância da gamificação na educação, revelando um cenário de inovação pedagógica. A gamificação, que consiste na aplicação de elementos de jogos em contextos educacionais, está redefinindo a forma como aprendemos e ensinamos. Desvendar como essas ferramentas tecnológicas tem sido empregadas nas salas de aula de Educação Física, transcendo seu papel meramente lúdico, e, em vez disso, capacitando os indivíduos para uma miríade de propósitos, especialmente no âmbito educacional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura sobre a, interconexão entre o ensino da Educação Física nas escolas e o uso estratégico das tecnologias, especialmente através das dinâmicas envolventes da gamificação. Os dados analisados demonstram que a gamificação não é uma tendência passageira, mas sim uma abordagem pedagógica sólida. Ao abraçarmos a gamificação, estamos abrindo caminho para uma revolução na forma como concebemos e conduzimos a educação, inspirando a criatividade e fortalecendo nosso compromisso com o aprendizado significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.