Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16106Palavras-chave:
Educação a Distância, AVA, ferramentas, aprendizagemResumo
O presente texto objetiva apresentar a pesquisa realizada em dissertação de Mestrado a respeito da percepção de alunos sobre as ferramentas existentes no AVA Solar 2.0 em seus processos de aprendizagem. Para tanto, este texto contextualiza cenários de educação e tecnologia e trata da pesquisa apresentando sua metodologia e resultados obtidos. Concluiu-se que as ferramentas analisadas atendem as necessidades dos alunos, bem como possuem baixo grau de dificuldade para uso e contemplam características consideradas importantes, sendo um resultado satisfatório. Além dessas inferências, identificou-se a necessidade de estudos para aprofundar a análise sobre algumas questões, como a dificuldade no uso de webconferências e a percepção do chat, que apresentou baixa promoção de aprendizado, quando comparado com os demais recursos.
Downloads
Referências
MARTINS, Bianca Stephani Barone. Percepção dos alunos sobre as ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem. (Dissertação) Mestrado em Educação. Área de Especialidade Educação e Tecnologias Digitais. Universidade de Lisboa. 2021.
PRADO, C.; SANTIAGO L. C.; SILVA J. A. M.; PEREIRA I. M.; LEONELLO V. M.; OTRENTI E.; PERES H. H. C.; LEITE M. M. J. (2012) Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, 65(5), 862-866. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/reben/v65n5/22.pdf
RIBEIRO, E.; MENDONÇA, G.; MENDONÇA A. (2007) A Importância dos Ambientes Virtu-ais de Aprendizagem na Busca de Novos Domínios da EAD. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Paraná. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526am.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.