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PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA 03 DE JUNHO DE 2024

02.05.2024

Considerando a relevância dos temas abordados e a importância de ampliar a participação dos interessados, a Revista Raído, da UFGD, anuncia a prorrogação do prazo de submissão de artigos para o dossiê temático "10 anos da Carta Kaiowá".

 

O novo prazo para submissão de artigos é 03 de junho de 2024. A Revista Raído receber contribuições que enriqueçam o debate acadêmico sobre esses temas tão relevantes para nossa sociedade.

Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA 03 DE JUNHO DE 2024

Edição Atual

v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem
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A (sub)área Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Nesse dossiê comemorativo dos 21 anos do LED, acolhem-se artigos, ensaios, retrospectivas, relatos de pesquisa que abordem temáticas investigadas pelo grupo e apresentem saberes construídos na vultosa Ciência da Linguagem.

 

Organizadores do Dossiê: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD) e Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal) 

Publicado: 02.12.2023

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

  • Expediente Linguística 2023

    Andérbio Márcio Silva Martins
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17777
  • Trajetórias (não) percorridas nos Forrageios da Colmeia Led: Ensaio Introdutório do Dossiê

    Vera Lúcia Lopes Cristovão, Andérbio Márcio Silva Martins, Luísa Álvares Pereira
    8-32
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17760
  • Do ISD à diversidade epistemológica: as contribuições do Grupo Linguagem e Educação na constituição de três pesquisadoras/es

    Ana Paula Marques Beato-Canato, Gladys Quevedo-Camargo, Francisco Carlos Focaça
    33-62
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17170
  • O ensino de línguas adicionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem: desafios e possibilidades de engajamento

    Miriam Sester Retorta; Juliana Reichert Assunção Tonelli
    63-82
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17042
  • As diferentes configurações de sequência didática: do esquema original ao expandido no Brasil

    Tânia Guedes Magalhães, Vera Lúcia Lopes Cristovão
    83-106
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17104
  • Sequências didáticas, sequências de formação e rotas em educação Linguística Crítica para a formação de professores de Inglês: (re)configurações e expansões do dispositivo original

    Paula Kracker Francescon, Lucas Giacometti de Freitas
    107-129
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17064
  • Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares

    Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli, Jacqueline Sanches Vignoli, Márcia Adriana Dias Kraemer
    130-147
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17143
  • Interacionismo Sociodiscursivo e teoria da atividade: proximidades e especificidades teórico-meotodológicas

    Everton Gelinski Gomes de Souza
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17158
  • Uma história de contribuições na formação de professores de línguas

    Francini Percinoto Poliseli Corrêa, Didiê Ana Ceni Denardi
    166-189
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17069
  • Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Letícia Jovelina Storto, Gabriela Martins Mafra
    190-214
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17074
  • Refletindo sobre artefatos do trabalho do professor e sua natureza prescritiva sob a perspectiva marxista e Interacionista Sociodiscursiva

    Alessandra Augusta Pereira da Silva, Cristina Mott Fernandez
    215-242
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17160
  • A articulação do Interacionismo Sociodiscursivo e dos estudos retóricos de gêneros

    Ana Valéria Bisetto Bork Godke; Márcia Sipavicius Seide
    243-257
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17058
  • Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos

    Claudia Lopes Pontara, Marileuza Ascencio Miquelante
    258-298
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17173
  • Justiça Social, vulnerabilidade e ensino de Língua Inglesa: o uso de sequências didáticas e possibilidades de articulação com o Interacionismo Socio-Discursivo

    Rayane Lenharo, Débora Cristina Monteiro Pena, Felipe Trevisan Ferreira
    299-317
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17171
  • O lugar discursivo da formação de professores para justiça social nos projetos pedagógicos dos cursos de letras-inglês das universidades públicas do Paraná

    Ana Claudia Cury Calia de Souza
    318-338
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17161
  • O Interacionismo Sociodiscursivo e suas contribuições para o ensino de Espanhol como língua estrangeira: um relato de experiências

    Amábile Drogui
    339-357
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17103
  • O Plano de Aula: um instrumento mediador da formação docente inicial em Língua Inglesa

    Lidia Stutz, Maria Izabel Rodrigues Tognato, Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini
    358-385
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17172
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