Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 36 (2020)
v. 14 n. 36 (2020)
Publicado:
10.12.2020
Apresentação
30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada
Paula Tatianne Carréra Szundy, Thayse Figueira Guimarães
9-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13240
30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada
30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil
Rogério Casanovas Tílio
17-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12195
Ética de pesquisa e relações de poder: reflexões decoloniais e provocações metodológicas em Linguística Aplicada
Marianna Cardoso Reis Merlo, Camila Oliveira Fonseca
37-55
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11714
Fabricando paraquedas coloridos: linguística aplicada, decolonialidade e formação de professores
Alexandre José Cadilhe
56-79
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11943
Decolonialidade na formação em línguas adicionais: dos desafios na ‘encruzilhada’ ao caminho outro de um ‘mosaico’ para uma Linguística Aplicada rizomática
Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, Denise Akemi Hibarino, Phelipe de Lima Cerdeira
80-102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11639
Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar
Lesliê Vieira Mulico, Valdiney da Costa Lobo
103-120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11692
“Professora, você fala/ensina o inglês americano ou britânico?”: desestabilizando visões essencialistas sobre a “língua inglesa” através da elaboração e análise de atividades didáticas sob uma perspectiva glocal
Mariana Nunes Monteiro
121-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11808
Representações de professores de língua inglesa por uma perspectiva racializada: o ideal do falante nativo e identidades docentes
Layenne Humberto de Oliveira
144-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11685
O ensino de literaturas na Linguística Aplicada brasileira
Marcel Alvaro de Amorim, Mariana Roque Lins da Silva
163-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11695
A inserção dos estudos em cognição na Linguística Aplicada de hoje: questões para uma educação linguística brasileira do/no século XXI
Diego da Silva Vargas
190-215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11712
Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias
Orlando Vian Jr., Roxane Rojo
216-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12045
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
Patrícia Helena da Silva Costa
233-251
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11750
Pela e na língua inglesa: práticas possíveis para o ensino-aprendizagem de inglês no Facebook
Marina Borges Muriana
252-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11810
O translingualismo como política linguística: em defesa do espanhol como língua franca
Camilla Santero Pontes, Sávio Siqueira
267-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11633
O linguista aplicado entre agentes glotopolíticos: o ensino de espanhol em São Gabriel da Cachoeira/AM
Wagner Barros Teixeira
290-309
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11838
Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o hispanismo no Brasil
Antonio Ferreira da Silva Júnior
310-333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11749
Tecnologias: processo de desterritorialização de identidades
Silvelena Cosmo Dias
334-354
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11960
As contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para pensar a escola como lugar de debate público
Marcos Roberto dos Santos Amaral, Elayne Gonçalves Silva, João Batista Costa Gonçalves
355-377
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11436
A filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin e a LA indisciplinar: diálogos possíveis
Paula Tatianne Carrera Szundy, Patrícia de Souza Martins, Diego Domingues Peçanha Moreirão
378-399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12414
Entextualizações criativas de discursos sobre raça em práticas discursivas multissituadas na periferia brasileira
Thayse Figueira Guimarães, Luiz Paulo Moita-Lopes
400-421
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13242
Toma que o espelho é seu!: artes cênicas e psico/vida em narrativas pessoais de cor/pas negras
Cláudia Simone dos Santos Oliveira, Elisângela de Jesus Santos, Talita de Oliveira
422-443
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11804
Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
Viviane Pires Viana Silvestre, Wilker Ramos Soares, Barbra Sabota
444-464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11715
Entrevistas
Entrevista com Marilda do Couto Cavalcanti
Thayse Figueira Guimarães, Paula Tatianne Carréra Szundy
465-471
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.13241
Artigos Científicos - Temática livre
Representatividade identitária da figura feminina no discurso da ministra Damares Alves
Dina Maria Martins Ferreira, Iara de Sousa Nascimento
475-492
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11415
Cartografias afetivas e mapas sobrepostos: notas sobre a poesia de Marília Garcia
Rosicley Andrade Coimbra
493-519
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12647
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos
Estágio supervisionado e ensino de Língua Portuguesa: reflexões no curso de Letras/Português da UFPB
2059
Os desafios da escrita feminina na história das mulheres
1529
O Amor Cortês – suas origens e significados
1343
A língua enquanto sistema e a língua enquanto produção de sentidos para o sujeito
1262
Estudos Subalternos: uma introdução
892
Revista preservada em:
indexadores