Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Palavras-chave:

Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL), com pesquisa na área de ensino/aprendizagem e formação de professor de Língua Portuguesa. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio Procópio). Pesquisadora do grupo GEMFOR (CNPq/UEL) e GETELIN (CNPq/UENP).

Downloads

Publicado

07.11.2012

Como Citar

Barros, E. M. D. de. (2012). Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, 6(11), 11–35. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)