Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa

Autores/as

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Palabras clave:

Transposição didática. Gênero textual. Carta de reclamação.

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa colaborativa-intervencionista feita em um 6º ano, cujo objetivo maior foi a validação da metodologia didática do Grupo de Genebra em um contexto específico da escola pública. Neste trabalho, apresentamos o processo de elaboração colaborativa do modelo teórico/didático da carta de reclamação – objeto unificador da sequência didática. Esse processo articulou os objetivos tanto da transposição didática externa – passagem dos saberes científicos aos saberes disciplinares – como da formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL), com pesquisa na área de ensino/aprendizagem e formação de professor de Língua Portuguesa. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio Procópio). Pesquisadora do grupo GEMFOR (CNPq/UEL) e GETELIN (CNPq/UENP).

Publicado

2012-11-07

Cómo citar

Barros, E. M. D. de. (2012). Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, 6(11), 11–35. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1687

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA