Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.

Resumo

Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Silva, W. R. (2011). Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada. Raído, 4(8), 119–139. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1382

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS