Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada

Authors

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.

Abstract

Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-11-10

How to Cite

Silva, W. R. (2011). Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada. Raído, 4(8), 119–139. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1382

Issue

Section

LITERATURE AND CULTURAL PRACTICES