A educação de adultos na democracia Brasileira e Portuguesa

Um olhar sobre os programas de governo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16494

Palavras-chave:

Educação de adultos, Partidos políticos, Políticas públicas, Democracia

Resumo

A investigação tem como objetivo compreender o espaço que a educação de adultos ocupa na perspectiva da ação política, através da análise das propostas dos vários partidos políticos, expressas nos planos de governo das últimas eleições presidenciais, no Brasil (2018), e nos programas eleitorais das últimas eleições legislativas, em Portugal (2019). A questão orientadora da problematização é a seguinte: Qual o lugar que a educação de adultos assume nos planos de governo dos partidos políticos do Brasil e Portugal? Do ponto de vista metodológico optou-se pela abordagem qualitativa, com recurso à análise de conteúdo dos planos políticas eleitorais. A investigação permitiu identificar, tanto na arena político-partidária brasileira como na portuguesa, que as propostas de políticas públicas de educação de adultos, quando identificadas, assumem um conjun- to diversificado de finalidades. Evidencia-se a tendência de um campo de educação de adultos for- temente associado a um conjunto de intenções políticas baseadas na perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida, traduzida na instrumentalização da educação ao serviço do desenvolvimento económico.

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Biografia do Autor

Rúben Manuel Amores Marreiros, Universidade de Lisboa

Doutorando em Ciências da Educação - Educação de Adultos.

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Professora Visitante da Universidade Federal de Grande Dourados -UFGD.

Sara Castanheira de Carvalho Pereira Saraiva, Universidade de Lisboa

Mestre em Ciências da Educação-Administração Educacional, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.

Carmen de Jesus Dores Cavcoco, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação. Professora Auxiliar-IEUL.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

MARREIROS, Rúben Manuel Amores; CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas; SARAIVA, Sara Castanheira de Carvalho Pereira; CAVCOCO, Carmen de Jesus Dores. A educação de adultos na democracia Brasileira e Portuguesa: Um olhar sobre os programas de governo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021010, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16494. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/16494. Acesso em: 22 jul. 2024.