A educação de adultos na democracia Brasileira e Portuguesa
Um olhar sobre os programas de governo
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16494Palabras clave:
Educação de adultos, Partidos políticos, Políticas públicas, DemocraciaResumen
A investigação tem como objetivo compreender o espaço que a educação de adultos ocupa na perspectiva da ação política, através da análise das propostas dos vários partidos políticos, expressas nos planos de governo das últimas eleições presidenciais, no Brasil (2018), e nos programas eleitorais das últimas eleições legislativas, em Portugal (2019). A questão orientadora da problematização é a seguinte: Qual o lugar que a educação de adultos assume nos planos de governo dos partidos políticos do Brasil e Portugal? Do ponto de vista metodológico optou-se pela abordagem qualitativa, com recurso à análise de conteúdo dos planos políticas eleitorais. A investigação permitiu identificar, tanto na arena político-partidária brasileira como na portuguesa, que as propostas de políticas públicas de educação de adultos, quando identificadas, assumem um conjun- to diversificado de finalidades. Evidencia-se a tendência de um campo de educação de adultos for- temente associado a um conjunto de intenções políticas baseadas na perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida, traduzida na instrumentalização da educação ao serviço do desenvolvimento económico.
Descargas
Citas
AFONSO, N. Investigação naturalista em educação. Porto: Edições Asa, 2005.
ALHEIT, P. Aprendizagem biográfica: dentro do novo discurso da aprendizagem ao longo da vida. In: ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
ALVES, N. et al. (Coord.). Educação de Adultos: aprender sempre. In: SILVA, M. et al. Pensar a educação: Temas sectoriais. Lisboa: Educa, 2016. p. 09-46.
BARROS, R. As políticas educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal. Lisboa: Chiado Editora, 2013.
BLOCO DE ESQUERDA. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://programa2019.bloco.org/images/programa-sem-fotos.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
CANÁRIO, R. Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa, 2008.
CANÁRIO, R. Novos (des)caminhos da Educação de Adultos? Revista Aprender, Portalegre, n. 34, 2013. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/74. Acesso em: 20 nov. 2020.
CAVACO, C. Adultos pouco escolarizados. Políticas e práticas de formação. Lisboa: Educa; Unidade de I&D de Ciências da Educação, 2009.
CAVALCANTI, A. C. D. Construção das Políticas de Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco: qual a racionalidade? Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 10 nov. 2020.
CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL - PARTIDO POPULAR. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://programa2019.bloco.org/images/programa-sem-fotos.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
CHEGA. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://partidochega.pt/programa-politico-2019/. Acesso em 10 dez. 2020.
COLIGAÇÃO MUDANÇA DE VERDADE. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000618462/proposta_1534304719669.pdf. Acesso em 11 dez. 2020.
FÉRNANDEZ, F. Modelos actuais de educação de pessoas adultas. In: CANÁRIO, R.; BELMIRO, C. (org.). Educação de adultos: Mutações e convergências. Lisboa: Educa, 2005.
FONSECA, D. M. O campo da ética, seu lugar na política. Revista de Informação Legislativa, v. 43, n. 169, jan./mar. 2006. Disponível em: https://www2.sena- do.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/92302/Fonseca%20Dirce%20.pdf?sequence=6&i- sAllowed=y. Acesso em: 15 nov. 2020.
GADOTTI, M. Educação popular e educação ao longo da vida. 2016. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Educacao_Popular_e_ELV_Gadotti.pdf Acesso em: 11 nov. 2020.
INICIATIVA LIBERAL. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://iniciativaliberal.pt/wp-content/uploads/2019/09/compromisso-eleitoral-iniciativa-liberal.pdf. Acesso em: 27 nov. 2020.
JAIR MESSIAS BOLSONARO. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://flaviobolsonaro.com/PLANO_DE_GOVERNO_JAIR_BOLSONARO_2018.pdf. Acesso em 24 nov. 2020.
JALALI, C. Partidos e sistemas partidários. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos, 2017.
LE VEUGLE, J. Iniciação à Educação Permanente. Porto: Família 2000, 1976.
LIMA, L. A educação de adultos em Portugal (1974-2004). In: CANÁRIO, R.; BELMIRO, C. (org.). Educação e formação de adultos: Mutações e convergências. Lisboa: Educa, 2005.
LIMA, L. C; GUIMARÃES, P. Lógicas políticas de educação de adultos en Portugal. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 600-623, 2018.
LIMA. L. C. A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”. Revista Lusófona de Educação, v. 15, n. 15, p. 41-54, 2010. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1519. Acesso em: 10 nov. 2020.
LIVRE. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://programa.partidolivre.pt. Acesso em: 27 nov. 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, M. M.; BARROS, R. Aspectos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 1, p. 91-109, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/ar-ticle/view/52698/28148. Acesso em: 20 jan. 2021.
MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000622281/proposta_1534354939646.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://www.cdu.pt/2019/pdf/programa_eleitoral_pcp.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000602477/proposta_1533849607885.pdf. Acesso em 29 out. 2020.
PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/ BR/2022802018/280000605589/proposta_1533938913830.pdf. Acesso em 30 nov. 2020.
PARTIDO DOS TRABALHADORES. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://pt.org.br/wp-content/uploads/2018/08/plano-de-governo_haddad-13-pdf.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
PARTIDO NOVO. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000607640/proposta_1534522080782.pdf. Acesso em: 13 nov. 2020.
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://www.psd.pt/sites/default/files/2020-09/Programa-Eleitoral-2019.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000601016/proposta_1533565462424.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
PARTIDO SOCIALISTA. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://www.ps.pt/programa-eleitoral-ps-legislativas2019.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA. Programa eleitoral. 2019. Disponível em: https://pan.com.pt/eleicoes/eleicoes-legislativas-2019/programa-eleitoral/. Acesso em: 30 nov. 2020.
PIERRO, M. C. Desafíos de las políticas públicas para el aprendizaje y la educación con personas jóvenes y adultas en América Latina y el Caribe. Decisio, mayo/agosto 2018. Disponível em: https://www.crefal.org/decisio/images/pdf/decisio-50/decisio-50-art01.pdf. Acesso: 10 nov. 2020.
REDE SUSTENTÁVEL. Plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000622171/proposta_1535040841979.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
SÉRGIO, M. C.; MORGADO, J. C. Currículo emancipatório para educação de jovens e adultos: uma construção possível. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 4, n. 10, p. 133-146, jan./abr. 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3653/1960. Acesso em: 29 dez. 2020.
SOUZA, J. F. Educação popular e movimentos sociais. In: CANÁRIO, R. (org.). Educação popular e movimentos sociais. Educa: Lisboa, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação e Fronteiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.