Experiência Estética
Curadoria Educativa para Educadores de Arte na Educação Básica
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17727Mots-clés :
Experiência estética, Curadoria educativa, Educadores de arteRésumé
A Curadoria Educativa e Experiência Estética apresentam uma lacuna. O presente estudo tem como objetivo compreender a experiência estética na curadoria educativa. Por meio de uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos presentes nas produções remanescentes dos últimos 5 anos, foram consultados artigos em dois bancos de dados. A seleção abrangeu os artigos que mais se aproximam das temáticas em questão. Os dados foram organizados em um quadro para facilitar a análise. Na interpretação desses dados, adotou-se a hermenêutica filosófica. Nessa perspectiva, o pesquisador encontra limitações impostas por sua própria historicidade, revelando assim o horizonte histórico e o caráter da tradição. Os resultados obtidos indicam a necessidade de abordar a curadoria educativa alinhada a aspectos estéticos e éticos, visando o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos. Além disso, surgem questionamentos acerca da consolidação da curadoria educativa nas formações iniciais e da sua importância nas formações continuadas dos educadores de Arte.
Téléchargements
Références
ADORNO, T. W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2008.
BARBOSA, A. M. Arte-educação pós colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 2, p. 59-64, 1995. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i2p59-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36136. Acesso em: 19 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.
CORTELLA, M. S.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa! (Educação e formação de pessoas em tempos velozes). Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2015.
DA SILVA DINIZ, G.; FIGUEIREDO LAGE, C. Curadoria Educativa e Mediação Cultural em Exposições de Artes Visuais (Dossiê: A História da Arte e das Artes Plásticas nas narrativas sobre curadorias e exposições). Linguagens nas artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 29–38, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/5593. Acesso em: 17 nov. 2023.
DOWBOR, F. F. Quem educa marca o corpo do outro. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, M. W.; SALES, F.; SAYÃO, F. Curadoria digital no contexto artístico e cultural: possibilidades de reuso de dados de arte. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e74280. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/74280. Acesso em: 19 nov. 2023.
GADAMER, H. G. Sobre o Círculo da Compreensão. In: ALMEIDA, C. L. S.; FLICKINGER, H. G.; ROHDEN, L. (org.). Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2000a.
GADAMER, H. G. Verdade e método. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000b.
LANGIE, C. Cinema brasileiro para além do espetáculo: pistas para uma curadoria criativa em cinemas universitários. Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL, [S. l.], v. 1, p. 150-167, 2017. Disponível em: https://orson.ufpel.edu.br/content/12/artigos/primeiro_olhar/02-primeiro-olhar-02-langie.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.
MARTINS, M. C. Arte, só na aula de arte?. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516. Acesso em: 19 nov. 2023.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G. Inventário dos Achados: o olhar do professor-escavador de sentidos. Material educativo da 4ª Bienal do Mercosul. 2003. Disponível em: https://www.bienalmercosul.art.br/_files/ugd/2468f7_156a6c62f6264ea89e188944cc9fe903.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.
MARTINS, M. C. (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC, [S. l.], v. 14, n.1, p. 9-27, 2006. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.
OLIVEIRA, K. M. Experiência estética e narrativas (auto) biográficas: uma urdidura da autonomia e submissão tramada de medo e ousadia na tecedura da “Colcha de retalhos”. Orientadora: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. 2022. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
PILLOTTO, S. S. D.; SILVA, C. C. As linguagens da arte na infância: experiências, sentidos e imaginação. In: PILLOTTO, S. S. D. (org.). Linguagens da arte na infância. Joinville: Univille, 2007.
RIO GRANDE DO SUL. História das Artes Visuais na FURG. 2002. Disponível em: https://artes.furg.br/historico. Acesso em: 19 nov. 2023.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2. ed. São Paulo: [s. n.], 2011.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Etapa Ensino Médio. São Paulo: SEDUC-SP, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.
SCHILLER, F. A. Educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 2002.
SIEBRA, S. A.; BORBA, V. R.; MIRANDA, M. K. F. O. Curadoria Digital: um termo interdisciplinar. Informação & Amp; Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 21–38, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/38408. Acesso em: 19 nov. 2023.
SPERBER, J. I.; DEVEGILI, A.; RIBEIRO, T.; SOUZA, K. A. L. Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte: em foco o 1º Desafio das Artes Visuais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 395–411, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63721. Acesso em: 19 nov. 2023.
TREZZI, C.; RECH, R. Da libertação: Educação e ideologia no pensamento de Paulo Freire. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 15, n. 00, 2022. DOI: 10.26843/ae.v15i00.1170. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1170Acesso em: 19 nov. 2023.
UTUARI, S. Encontros com Arte e Cultura. 1. ed. São Paulo: FTD Educação, 2012.
VERGARA, L. G. Curadorias educativas: a consciência do olhar: percepção imaginativa: perspectiva fenomenológica aplicadas à experiência estética. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 8., 1996. Anais[...]. São Paulo: ANPAP; ECA; USP, São Paulo, 1996.
VIANNA, R. S.; MELO, G. A. M.; MINISTÉRIO, A. C. V. Construção coletiva de uma metodologia de mediação cultural para a educação básica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0026, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0026. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17421. Acesso em: 19 nov. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Educação e Fronteiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.